Figueiró quer mobilização para incluir Cachoeira na rota da Ferrosul

Tendo recebido a notícia de que Cachoeira do Sul estaria fora do roteiro da Ferrovia da Integração do Sul S.A. (Ferrosul), conforme declaração do secretário estadual de Infraestrutura, Beto Albuquerque, o vereador Luciano Figueiró (PMDB), tratou de questionar sobre o que a Prefeitura está fazendo para fazer parte do projeto. A intenção da Ferrosul é ligar os estados do RS, SC, PR e MS a Ferronorte, acabando com o isolamento ferroviário nos estados do sul.

O vereador ressaltou que, a composição de um entroncamento rodohidroferroviário é uma das metas prevista na Lei Orgânica do Município, e que Cachoeira deveria brigar pela sua inclusão no projeto, pois a situação geográfica da cidade favorece o incremento de transporte multimodal. "Talvez a comunidade não esteja antevendo a importância desse tema para as décadas que virão, isso diz respeito à questão do porto, das rodovias, quando se fala na ERS-403, da ERS-410, na duplicação da BR-290, tudo isso passa por alternativas de transporte que tem na ferrovia mais um aspecto do conjunto", ressalta Figueiró.

EIXO - Neste sentido, o parlamentar encaminhou pedido de informações à Prefeitura para ter consciência sobre o que está sendo feito pelo atual governo a respeito deste assunto. Figueiró cobrou um posicionamento do Executivo, pois acredita que ainda é possível reivindicar a inclusão de Cachoeira na rota da ferrovia. "Tendo em vista que 34 prefeitos assinaram documento pedindo que a Ferrosul priorizasse o eixo em torno de Santa Maria, é fundamental que o Executivo tome conhecimento do projeto e que Cachoeira do Sul se integre na mobilização com demais municípios da região", aconselhou o vereador.