Vereador Pedro Jarrão defende municipalização do Pelc

Nesta segunda-feira, o vereador Pedro Jarrão (PMDB) invocando o direito constitucional à saúde e ao lazer, indicou a municipalização do Programa Esporte e Lazer da Cidade (PELC) - inicialmente implantado e gerenciado pela Secretaria Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social (SNELIS), do Ministério do Esporte - como forma do município promover o desenvolvimento humano e a inclusão social.

De acordo com o parlamentar, a medida é interessante, pois deve ampliar e democratizar o acesso à prática do esporte. "Esporte e o lazer são direitos sociais que devem ser garantidos entre as políticas públicas, no entanto, na prática, o acesso aos direitos sociais, por toda população, é desigual, o que gera necessidades diferenciadas, que justificam ações voltadas a segmentos e demandas específicas. A vivência do esporte pode ser para qualquer idade e para qualquer pessoa, independentemente de suas limitações físicas, emocionais, mentais ou de faixa etária, basta criar situações de acessibilidade e propiciar vivências prazerosas. Neste sentido, o Executivo pode não apenas dar continuidade ao programa, como também aperfeiçoá-lo, direcionando ações de acordo com as características e o gosto do povo cachoeirense", argumentou o parlamentar.