Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Notícias de 2011 / Sindicância que apura morte de menino atendido no SUS ainda sem solução

Sindicância que apura morte de menino atendido no SUS ainda sem solução

O vereador Cleber Cardoso (PDT), continua cobrando do Executivo o resultado de uma sindicância instaurada para apurar os fatos que envolveram a morte do menino Guilherme Machado Brites da Silva, de apenas dois anos, que faleceu em junho de 2010.

Na ocasião, o menino deu entrada no plantão do SUS sofrendo de parada respiratória, e foi atendido pela médica Helena Abreu que determinou a transferência urgente do garoto para o HCB, tendo em vista a gravidade do caso. Contudo, naquele momento não havia ambulância no SUS, e os Anjos da Guarda, do Corpo de Bombeiros, tiveram de ser acionados para fazer a remoção do menino.

Ao dar entrada no HCB, Guilherme foi atendido por dois médicos plantonistas da emergência e da UTI infantil, mas não resistiu. Na época, o vereador questionou por que não havia ambulância naquele momento, e quanto tempo durou a remoção, para descobrir se houve alguma irregularidade no caso que pudesse ter determinado a morte de Guilherme.

EXPLICAÇÃO - A Prefeitura abriu, então, sindicância para apurar maiores detalhes sobre o ocorrido, mas até agora, apesar de vários pedidos de informações, o Executivo não deu nenhuma resposta sobre o caso. "Eu tento me colocar no lugar dos pais desse garoto, essa indefinição é uma situação revoltante. Se houve injustiça, a responsabilidade precisa ser apurada. Alguém tem que dar uma explicação sobre este caso, para sabermos se realmente houve irregularidade, ou não", disse Cleber.