Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Notícias de 2011 / Sartório luta por melhores condições nos contratos de saneamento

Sartório luta por melhores condições nos contratos de saneamento

O vereador Oscar Sartório (PR) esteve ontem (15) na sede da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), em Porto Alegre, buscando apoio da entidade para tentar articular a participação de outros municípios gaúchos no estabelecimento de critérios mais favoráveis às municipalidades para o desenvolvimento de planos de saneamento.

Basicamente, a ideia de Sartório é fazer uma cláusula padrão para todos os contratos de abastecimento de água e esgotamento sanitário no estado, segundo a qual as famílias que mantiverem um consumo mensal de até 10mfiquem isentas do pagamento da taxa de serviço básico.

De acordo com o parlamentar, a Famurs é contrária à Corsan, e favorável à municipalização dos serviços em todo o Estado, uma vez que os vultuosos investimentos que costumam ser oferecidos pela companhia estatal, nas cidades onde deseja renovar contratos, são muito periclitantes, na medida em que acabam comprometendo a capacidade de endividamento dos municípios, prejudicando a realização de outros investimentos. "Quando a Corsan anuncia que vai fazer investimentos de milhões através do PAC, ela não esclarece que os municípios acabam fazendo o papel de fiadores destes contratos, o que reduz drasticamente a capacidade dos municípios para realizar novos financiamentos", analisa Sartório.