Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Notícias de 2011 / América Latina Logística assume compromisso de reformar estação férrea

América Latina Logística assume compromisso de reformar estação férrea

O vereador Cleber Cardoso (DEM) visitou as dependências da antiga Estação Férrea de Cachoeira do Sul, a pedido dos moradores da FUNCAP e familiares de antigos funcionários que estão preocupados com a situação do local, que já vem sendo debatida há anos entre moradores, representantes políticos e mídia local. Além da grotesca depredação, o vereador descobriu, conforme relatos dos moradores, que o local, sem fiscalização alguma, serve de abrigo para dependentes químicos e para promiscuidade, inclusive de menores, a qualquer hora do dia ou da noite.

Depois de visitar a estação férrea Ramis Galvão, em Rio Pardo, que teve sua estrutura reformada e agora é ponto de visitação turística, Cleber entrou em contato com o setor de patrimônio da América Latina Logística (ALL) para saber maiores detalhes. Segundo informou-lhe o responsável pelo setor, Alan Magalhães, a preservação do local até o ano passado (2010) estava sob a responsabilidade do Movimento de Preservação Ferroviário Federal, mas, como nenhuma posição foi tomada, a ALL disse que assumiu o compromisso de reformar também a estação de Cachoeira do Sul, e que os primeiros preparativos para o início das obras já estão em andamento.

MEMÓRIA - O vereador comenta que, aqueles que usufruíam dos serviços da estação, têm vastas lembranças do que já foi aquele local, movimentado nos feriados, repleto de passageiros que se deslocavam rumo a diversos pontos do estado, e, principalmente, à capital. "A estação ferroviária está na memória de muitos cachoeirenses, e pode ser considerada parte do patrimônio histórico da nossa cidade. Espero que com a reforma do local, possa ser no mínimo um ponto turístico e comercial, deixando de ser uma área de risco, que está assombrando os moradores das redondezas", avalia Cleber.