Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Notícias de 2011 / Comissão que analisa nova planta de valores do IPTU recebe representante do Crea

Na manhã desta quarta-feira (23), a Comissão Especial formada para analisar o Projeto de Lei nº 101/2011, que trata da nova planta genérica de valores base para cálculo do IPTU, esteve em reunião com Cláudio Danilo Scherer, representando o Crea (Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia). A Comissão formada pelos vereadores Leandro Balardin, Luciano Figueiró e Mariana Carlos, está buscando a opinião de profissionais ligados ao setor, para melhor compreender o projeto enviado pela Prefeitura, de caráter eminentemente técnico.

Os vereadores estão preocupados com a possiblidade de que as novas tipologias, pretendidas pelo Executivo, causem injustiça tributária, eventualmente, submetendo a comunidade a aumentos estapafúrdios na conta do IPTU. A ideia é buscar parâmetros, seja através de comparativos ou de simulações, para poder embasar o voto dos vereadores, com o máximo de informações possíveis. "Pela segunda vez, a Prefeitura está enviando o projeto em cima do prazo. Isto dificulta bastante, pois a matéria é complexa, e sua análise depende de conhecimento técnico. Além disto, este tipo de questão precisa ser amplamente discutida com a comunidade", declarou Balardin.

ESTUDO - O engenheiro Cláudio Scherer, discutiu vários aspectos com os parlamentares, e pediu cópia do projeto para fazer um estudo mais aprofundado. Contudo, adiantou que nos últimos três anos, com o grande incentivo aos financiamentos de imóveis, especialmente, através da Caixa Econômica Federal, houve um aumento significativo dos valores, algo que também deve ser levado em consideração pelos parlamentares. "Estamos numa bolha de, no mínimo três anos, em que os imóveis dobraram de preço. Creio que estamos num pico da curva, e, passada a euforia, a tendência é que os preços dos imóveis comecem a baixar, gradativamente", explicou Scherer.