Voluntárias do Imama realizam flashmobs para chamar a atenção da comunidade

Na tarde de ontem (17) um grupo de cerca de 20 voluntárias da unidade regional do Instituto da Mama do RS (Imama) realizaram o primeiro flashmob da campanha Outubro Rosa, cujo tema, neste ano, foi intitulado de "Batalhadoras", enfatizando a luta diária enfrentada por todas as mulheres voluntárias e pacientes da rede de atenção ao câncer de mama.

A mobilização instantânea ocorreu no centro da cidade, mais precisamente entre a Câmara de Vereadores e a agência do Banco do Brasil. No trecho de duas quadras, elas fizeram evoluções utilizando sombrinhas na cor rosa choque chamando a atenção das pessoas que passavam pelo local. Outro flashmob foi realizado na sinaleira da esquina da Rua Júlio com a Rua Juvêncio Soares.

O objetivo dos eventos é ressaltar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, doença que, segundo estimativas do Instituto Nacional de Câncer (Inca), provoca o óbito de 30 mulheres por dia no País.

RANKING - De acordo com o Instituto, tumores de mama são a maior causa de morte por câncer na população feminina, principalmente na faixa etária entre 40 e 69 anos. A perspectiva é de que mais de 50 mil tenham a doença no país. O Rio de Janeiro é o Estado com maior incidência, seguido pelo Rio Grande do Sul e São Paulo. No entanto, Porto Alegre é a capital que está no topo do ranking, com 125 novos casos para cada 100 mil.