Bancada do PT sugere elaboração de Plano Diretor Cicloviário.

Bancada do PT sugere elaboração de Plano Diretor Cicloviário

Tomando por base a experiência da capital gaúcha que já instituiu o seu Plano Diretor Cicloviário Integrado, a vereadora petista Mariana Carlos, em conjunto com o líder de bancada, vereador Neiron Viegas, encaminhou indicação ao Executivo pedindo a elaboração do respectivo plano também no município de Cachoeira do Sul.

A vereadora destaca a importância da utilização da bicicleta para substituir o transporte motorizado e as viagens a pé, ou, mesmo, como complemento ao transporte público. Para ela, a promoção da qualidade de vida e do ambiente por meio do desenvolvimento da mobilidade urbana sustentável e da acessibilidade universal, bem como, a implantação das ciclovias são tarefas inescusáveis do poder público. "A instituição do Plano Diretor Cicloviário Integrado é da competência do Poder Executivo, por isso mandamos esta indicação, que se adequa à Política Nacional de Mobilidade Urbana (Lei 12.587/2012), sancionada em janeiro pela presidenta Dilma, definindo diretrizes para a integração entre os diferentes modos de transporte coletivo e individual, facilitando a mobilidade e acessibilidade das pessoas e cargas nas cidades", observa a parlamentar.

INCLUSÃO - Mariana assinala que, a promoção do desenvolvimento de um Plano Diretor Cicloviário Integrado tem como princípio o cumprimento das funções sociais da cidade, garantindo a divisão do espaço público de uma maneira mais democrática e justa. "Oferecendo o modal bicicleta à população, como uma opção de transporte para o atendimento das demandas de deslocamento no espaço urbano, em condições de segurança e conforto, estamos também promovendo a inclusão social", esclarece a vereadora petista.