Presidente Julinho recebe visita do deputado Mano Changes.

Presidente Julinho recebe visita do deputado Mano Changes

No final da tarde desta quinta-feira (12), o presidente da Câmara Municipal, vereador Julinho do Mercado (PP), recebeu a visita do seu colega de partido o deputado estadual Mano Changes. O encontro aconteceu no gabinete da Presidência, na presença do seu assessor, o cachoeirense Bento Ilha, e do presidente local da sigla, Edson Richa.

Mano Changes veio trazer a boa nova de que o ministro da Ciência e Tecnologia, o gaúcho Marco Antonio Raupp, abraçou a causa da instalação do Campus da UFSM em Cachoeira, comprometendo-se com uma das tarefas mais difíceis que é a da aquisição dos equipamentos tecnológicos que irão equipar o polo de ensino. Segundo ele, elogiou o ministro que mostrou-se bastante receptivo, prometendo engajar-se de corpo e alma no projeto cachoeirense. "Sinceramente, eu penso que deveriam existir mais ministros com a mesma humildade e simplicidade do Marco Raupp, ele é um cara muito bacana e fácil de tratar. Falei com ele, durante o almoço na sociedade Rio Branco, e, depois na Prefeitura, e ele demonstrou ser um sujeito incrível. Temos que aproveitar bem o seu apoio", comentou o deputado progressista, que está engajado desde o início da movimentação pró-UFSM.

Outro audacioso plano que está empolgando Mano Changes é a possibilidade de implantação de um projeto piloto de banda larga em Cachoeira do Sul. Conforme explicou ele, o Governo Federal está desenvolvendo um projeto em parceria com a Telebrás, para expandir os canais de acesso à internet por banda larga com tecnologia de fibra ótica, ou por meio de satélite, nos lugares mais ermos. Segundo Changes adiantou com o ministro Raupp, é bastante viável a possibilidade de que Porto Alegre e Cachoeira do Sul sejam as primeiras cidades a receberem este projeto piloto, inaugurando o anel de fibra ótica no Estado. "Estou bastante animado com esta ideia, pois afinal de contas, basta pensar o seguinte, se para fecharmos um anel de fibra ótica capaz de cobrir todos os municípios do estado, precisamos de cerca de R$ 50 milhões, isto equivale a dizer que teremos um custo de apenas R$ 5 por pessoa. Isto me parece bastante viável, e deverá alavancar o acesso à informação para nós gaúchos", avalia o deputado.

EXATORIA - O presidente Julinho do Mercado aproveitou para mobilizar o deputado Mano Changes contra a política de enxugamento das agências de exatoria do Governo do Estado, que ameaça o fechamento da agência local em Cachoeira do Sul. O deputado orientou que Julinho encaminhe um ofício ao seu gabinete na Assembleia, para que ele possa formar uma frente de deputados e ir negociar com Tarso Genro, na tentativa de evitar o fechamento da exatoria em Cachoeira. "Estou disposto a ajudar. Eu pego o Marlon pelo braço e mais outros colegas da Assembleia, e vamos até o Governo tentar convencê-los", afirmou Changes.