Valdocir alerta para perigo de cratera na Rua Ramiro Barcelos

O vereador Valdocir Marques (PSB) esteve verificando um problema narrado por moradores da Rua Ramiro Barcelos, abaixo do Estádio Joaquim Vidal, onde uma cratera apareceu próxima de passa uma sanga com canalização antiga, mais precisamente, ao lado do número 1927.

O desmoronamento de terra começou como um pequeno buraco, há cerca de duas semanas, e vem aumentando de proporções rapidamente, conforme declarou o comerciante, Neemias Kasper, que mantém um armazém nas proximidades.

Analisando o problema, o vereador Valdocir alerta para o perigo de que aconteça no local, algo parecido com o que ocorreu em dois episódios da história recente da cidade, onde deslocamentos de terra obstruíram galerias que se romperam formando gigantescos desmoronamentos. Ele refere-se ao caso da famosa "Sanga da Geni", na Rua Isidoro Neves, próximo ao centro de operações da polícia civil. E, também ao drama semelhante, vivenciado, alguns anos depois, pelos moradores da Rua Santos Filho, quando a erosão atingiu seriamente diversas residências.

O parlamentar questiona-se quanto ao local para aonde a terra haveria se deslocado, e chegou a conclusão de que, logicamente, deve ter invadido o sistema de canalização. Valdocir destaca que, se a Secretaria de Obras não agir com rapidez, o asfalto da Rua Ramiro Barcelos poderá em breve ser atingido, provocando danos de conseqüências muito maiores. "Se a canalização ficou obstruída, como estou pensando, na próxima chuva o asfalto corre o risco de ruir completamente", ressalta o vereador.

O parlamentar já redigiu uma indicação à Secretaria de Obras para que faça uma avaliação urgente sobre o ocorrido, realizando os consertos necessários, e providenciando o devido aterramento do local. Ele também se refere ao perigo de que ali aconteça algum acidente com pedestres. "Se uma pessoa chega a cair aqui, com certeza vai se machucar bastante", observa.

ENTULHO - Gilmar Barcelos, outro popular que passava pelo local, dizendo residir nas proximidades, chamou a atenção da reportagem, para o fato de que um caminhão tipo papa-entulho foi visto despejando materiais no local, ontem pela manhã. Ele afirma que, o correto seria que a Prefeitura tivesse feito o conserto necessário da canalização, antes que qualquer tipo de aterramento fosse colocado, ainda mais tratando-se de entulhos, que podem também descolar-se para a canalização, causando uma obstrução ainda maior.