Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Notícias de 2012 / Imama precisa de novo espaço para garantir continuidade do trabalho em 2013

Imama precisa de novo espaço para garantir continuidade do trabalho em 2013

O vereador petista Neiron Viegas ainda nem assumiu o cargo de prefeito e sua agenda já está lotada de compromissos envolvendo o futuro governo. No início da tarde desta terça-feira (16), ele recebeu a visita de um grupo de voluntárias da unidade regional do Instituto da Mama do RS (Imama) que vieram antecipar a busca de apoio.

No momento, a grande necessidade do grupo é a disponibilização de um novo local para continuarem realizando suas atividades. Segundo explicou a coordenadora lugar do Imama, Nalda do Canto Vargas, o espaço ocupado atualmente, junto à clínica Reviclin, terá de ser devolvido ao proprietário, o médico nefrologista Rui Alves, que precisará, em breve, fazer reformas no prédio. As voluntárias explicaram que já estão instaladas há cinco anos em salas cedidas gratuitamente por Alves, que nunca cobrou sequer as despesas de água e luz, mas, agora, precisarão encontrar um novo espaço.

Neiron mencionou que a Prefeitura é carente de espaços físicos, mas prometeu tratar com muito carinho a questão, já que reconhece o brilhante trabalho realizado pelas voluntárias. Ele, inclusive, afirmou que, nos próximos dias, irá combinar com a futura vice-prefeita Mariana Carlos, para juntos irem visitar as atuais dependências do Imama, a fim de terem uma noção exata do espaço necessário. Ele garantiu que, já no início de novembro, encaminhará um estudo para achar um imóvel adequado.

Ítala Fraga Bartmann, responsável pela parte administrativa, ressaltou o interesse do Imama em manter parceria com a Prefeitura, pois o grupo realiza uma série de atividades importantes que dependem do apoio do Poder Executivo, as quais não se resumem apenas à Caminhada das Vitoriosas e ao Outubro Rosa. "Nós temos ações que apesar de pouco divulgadas atingem um grande público, como o trabalho de capacitação de agentes que realizam ações junto aos Postos de Saúde, e também o projeto Imama na Escola, ambos de grande abrangência, e que dependem diretamente da parceria com as secretarias de Educação e da Saúde", observou a voluntária.

APOIO - Neiron adiantou que dará total respaldo às iniciativas promovidas pelo Imama. Ele disse ter conhecimento de que a incidência dos casos de câncer de mama vem aumentando drasticamente, inclusive entre as mais jovens. "Sabemos que no Rio Grande do Sul os índices são alarmantes, portanto, este trabalho educacional e preventivo realizado voluntariamente pelo Imama é fundamental para diagnosticar e tratar com rapidez a doença, não só porque isto aumenta as chances de cura, como também proporciona uma economia de dinheiro público", analisou o futuro prefeito.