Alunos da Escola Honorato realizam atividade no plenário da Câmara.

Alunos da Escola Honorato realizam atividade no plenário da Câmara

Na tarde desta quarta-feira (11), cerca de 20 alunos de 1ª a 5ª séries da Escola Estadual Honorato de Souza Santos, da localidade de Passo D'Areia, estiveram realizando atividades na Câmara de Vereadores. A iniciativa é parte integrante de um conjunto de atividades que vêm sendo desenvolvidas na escola, por acadêmicos da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, através do projeto Arquitetos do Saber.

O projeto desenvolve ações de educação ambiental, agroecologia e cidadania, voltadas à inclusão social, promovendo oficinas, seminários e visitas de estudo, como esta que ocorreu no Palácio João Neves da Fontoura. O vereador Julinho do Mercado foi quem deu as boas-vindas aos pequeninos, mas depois teve de ausentar-se para despachar no gabinete da presidência. Já, a vereadora Mariana Carlos aproveitou para acompanhar as atividades, prestigiando a participação dos alunos.

Na oportunidade o diretor da Casa, Roger Zahn, passou noções de como funciona uma sessão da Câmara, qual é o papel dos vereadores, entre outros aspectos que envolvem o dia a dia do Poder Legislativo.

SIMULAÇÃO - Os alunos chegaram a simular uma sessão plenária, desde a votação para a escolha de um presidente mirim, até a apresentação de projetos, como a realização de melhorias no entorno da escola, sinalização da Avenida Orlando da Cunha Carlos etc.