Conserto de sanga na Fontoura Xavier pode sair com recursos repassados pela Corsan.

Na sexta-feira passada (9), o vereador Oscar Sartório (PR) foi atender ao chamado dos moradores da Rua Fontoura Xavier, esquina com a Santos Filho, onde o problema de uma sanga não canalizada vem atormentando a vida dos moradores, nos últimos anos. A solução encontrada pelo parlamentar é buscar recursos nos repasses, recentemente, feitos pela Corsan.

De acordo com um dos moradores, o empreendedor Rodrigo Araújo Navarro, que tem planos de expansão do seu negócio do ramo de alimentos, e reside no local há mais de 20 anos, a situação vem se agravando bastante nos últimos dois anos, pois com a grande incidência de chuvas nos meses de inverno o leito da sanga se alastrou muito, e além de estar engolindo a rua, está ameaçando os alicerces das casas pela erosão. Depois de diversos pedidos feitos à Secretaria de Obras, Navarro disse a Sartório, que não sabe mais a quem recorrer, pois a Prefeitura já tentou remediar o problema, contudo a obra não logrou êxito. Segundo ele, o caso está ainda pior, pois os canos quebraram, não permitindo a vazão, o que está fazendo com que a rua e os barrancos desmoronem novamente. "Nós avisamos a Prefeitura, enquanto ainda estava mais fácil de arrumar, mas com a demora, o problema voltou, e estamos muito preocupados, com medo de ver nossas casas ruírem", desabafou o morador.

Navarro destaca que, a área do seu imóvel está regularizada, tendo sido inclusive georrefenciada, mas, no entanto, boa parte do imóvel estará condenada, se o poder público não intervir, fazendo a devida canalização.

RECURSOS - Depois de verificar de perto a gravidade da situação, Sartório afirmou que além de encaminhar um pedido de providências com urgência, tentará uma audiência com o chefe do Executivo, solicitando a elaboração de projeto com a utilização dos recursos repassados pela Corsan, que são destinados para este fim. "Está visto, que não adianta mais a Prefeitura buscar soluções paliativas, pois a rua já desmoronou pela terceira vez, e a erosão dos barrancos, realmente está beirando as casas. Se a obra não for feita com rapidez, uma verdadeira catástrofe está por acontecer com aquelas famílias, a exemplo do que já aconteceu no passado, com o caso que ficou conhecido na imprensa como o ‘buraco da Dona Geni', a qual está há oitos anos ainda a espera de uma indenização", alerta o parlamentar.