Aberta seleção de profissionais de logística para diagnóstico da cadeia de recicláveis.

A vereadora Mariana, do PT, está pedindo que os mecanismos de imprensa da cidade ajudem a divulgar que se encontra aberto o processo seletivo para contratação remunerada de profissionais de logística, com experiência na área de transporte. O objetivo é a elaboração de um diagnóstico da cadeia produtiva de reciclagem, para que o profissional possa ministrar um curso de capacitação em logística para as cooperativas de reciclagem da região.

Com isto, os catadores poderão otimizar o uso dos cinco caminhões adquiridos com recursos federais, mediante projeto aprovado, no ano passado, pela Fundação Banco do Brasil, observa a parlamentar.

Ela destaca que, o projeto irá atender à estruturação da rede da cadeia produtiva da reciclagem na região do Vale do Rio Pardo, Taquari e Jacuí Centro, incluindo, portanto, a cidade de Cachoeira do Sul. "O interessante é que o projeto vai promover a interação com os catadores dos demais municípios, e isto aumentará a produtividade", analisa Mariana.

O processo seletivo é vinculado ao Movimento Nacional de Catadores, e basta que os interessados enviem os currículos para <fagnerjandrey@yahoo.com.br> ou para <fagner@mncr.org.br>, até o dia 29 deste mês, conforme explica a vereadora, que participou desde o início da elaboração da proposta.

Os requisitos de qualificação exigidos no edital são: formação superior em administração, engenharia de produção ou engenharia mecânica, com experiência mínima de dois anos na área de transporte, ou qualquer formação superior com experiência mínima de cinco anos na área de transporte, e, preferencialmente, experiência de atuação junto a associações ou cooperativas de catadores de materiais recicláveis. A avaliação dos currículos e realização das entrevistas ocorrerá no período de 30 de junho até 11 de julho, os resultados serão divulgados até o dia 16 de julho, e a contratação ocorrerá entre o dia 17 e o dia 23 do mesmo mês.

SUSTENTABILIDADE - Com a compra destes caminhões, a vereadora ressalta que, os catadores poderão potencializar a coleta e o reenvio dos materiais recicláveis, para que possam ser reaproveitados pela indústria. "Em tempos de Rio+20, em que há uma discussão internacional sobre a questão da sustentabilidade ambiental, é importante que a sociedade e os órgãos públicos apoiem as experiências positivas de economia solidária, pois representam um novo paradigma de produção, responsável com o meio ambiente e com a inclusão social", comenta.