Vereador quer aproveitar fábrica de tubos para fazer postes de luz para famílias carentes.

O vereador Oscar Sartório (PR) apresentou indicação para que o Executivo passe a fabricar postes de concreto para entrada de luz padrão residencial, beneficiando famílias carentes. A ideia do parlamentar é aproveitar a estrutura já existente na fábrica de tubos do município, localizada no Bairro Otaviano, zona norte da cidade.

Desde 2010 Sartório está insistindo nesta sugestão, que já foi alvo de outras indicações e pedidos de informação nos últimos anos. O vereador diz que a medida é perfeitamente viável, já que o complexo da fábrica de tubos conta com uma boa estrutura, podendo ser melhor aproveitada, se a sua capacidade ociosa for direcionada à fabricação de outros artefatos de concreto, como os postes de cimento.

Segundo ele esta é uma antiga reivindicação da comunidade carente, pois os postes de concreto, nos padrões exigidos pelas empresas fornecedoras de energia, possuem custo bastante elevado para o orçamento destas famílias.

O vereador adverte que, o recebimento dos postes está condicionado a prévio cadastramento junto à Secretaria Municipal de Trabalho e Ação Social (STAS), mediante atestado de carência fornecido por assistente social. "Muitas pessoas demoram anos para conseguirem construir uma casinha, e quando chega na hora de instalar a luz, se deparam com o preço exorbitante dos materiais necessários, como poste e fiação, ficando impossibilitadas", observa ele.

RELIGAÇÃO - O parlamentar cita, ainda, outros casos em que pessoas pobres que sofrem corte de luz, depois, não conseguem fazer religação, já que não têm condições de adequar a entrada de luz de acordo com as novas exigências dos fornecedores.

O vereador salienta que, esta medida, se colocada em prática, beneficiará centenas de famílias carentes da cidade. "A Prefeitura já tem uma fábrica de tubos, é só fazer algumas adequações para ter os postes fabricados, dando uma condição mais digna de sobrevivência para estas pessoas menos favorecidas economicamente", completa Sartório.