Vereador quer adesão à campanha “Antibiótico – primeira dose imediata”

Vereador quer adesão à campanha "Antibiótico - primeira dose imediata"

Na última sessão ordinária (2), o vereador Luciano Figueiró (PMDB) indicou ao Executivo que as crianças atendidas nas unidades de saúde do município recebam a primeira dose dos antibióticos logo após a consulta, especialmente nos casos de suspeita de pneumonia, e outras doenças pulmonares consideradas mais graves, evitando que a demora possibilite o agravamento das doenças.

Segundo ele, há uma campanha que vem sendo deflagrada pela Pastoral da Criança, desde o ano passado, em vários estados do Brasil, intitulada "Antibiótico - primeira dose imediata.", seguindo orientação da Organização Mundial da Saúde. "Os dados apresentados na campanha, indicam que este procedimento poderia evitar parte das cerca de 4 mil mortes anuais entre crianças menores de 5 anos que ocorrem em todo Brasil", argumenta o parlamentar, acrescentando que a medida reduziria despesas, já que evitaria a necessidade de tratamentos mais intensos e onerosos, inclusive desafogando os leitos hospitalares.

Figueiró chama a atenção para a situação das crianças que residem no meio rural, onde a demora pode representar uma diferença ainda maior.

KIT INVERNO - Como solução para o problema o vereador sugere que as unidades de saúde e postos de estratégia da família, montem minifarmácias com um kit inverno, contendo os medicamentos básicos para combater as doenças pulmonares, bastante recorrentes nesta época do ano.