Dnit dá novo fôlego ao projeto do anel viário.

Dnit dá novo fôlego ao projeto do anel viário

O antigo sonho cachoeirense da construção do anel viário pode estar mais perto do que nunca. O vereador Marcelo do Noêmia (PP) esteve hoje em Porto Alegre, representando a Câmara Municipal de Vereadores, junto a uma comitiva de autoridades e líderes de empresas e entidades de Cachoeira do Sul, para participar de uma reunião com o superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes Dnit, Vladimir Roberto Casa, durante a qual ficou confirmado que o projeto está sendo retomado a todo vapor.

O pedido de destravamento da obra foi articulado pelo vice-prefeito, Ronaldo Trojahn que, numa audiência em Brasília, realizada no mês de março, com o diretor nacional de Infraestrutura Rodoviária do Dnit, Roger Pegas, havia agendado a reunião, ocorrida hoje à tarde (9). Também participaram do encontro, o secretário municipal Ronaldo Tonet, o chefe de gabinete do Deputado Marlon Santos, Antonio Vilson, o presidente da Celetro José Benemídio de Almeida acompanhado do seu vice Mário Ilo Gutzmacher, o diretor executivo da Screw João Streit, o diretor da Ulbra/Cachoeira, Rogério Brandt, o chefe de gabinete do presidente do legislativo estadual Alexandre Postal, Acélio Muratt, o diretor do engenho JR Cereais Jeferson Rodrigues e o assessor parlamentar Júlio Lopes representando o deputado José Otávio Germano, que estava em Porto Alegre, mas ficou impossibilitado de comparecer à reunião, em virtude da morte de Rafik Germanos.

Vladimir Casa explicou que a sucessão de denúncias envolvendo o Ministério dos Transportes e o Dnit, que provocou a queda de vários diretores do órgão no ano passado, dificultou o andamento do projeto, pois foram priorizadas apenas as obras em andamento que já tinham verbas destinadas. "Por conta da crise que vivemos no ano passado, os novos diretores tiveram cuidado redobrado para não efetuar novas despesas antes de concretizar as obras que já estavam em andamento", explicou o superintendente regional do Dnit.

Todavia, ele confirmou que possui o projeto técnico da obra e lembra que parte da execução já havia iniciado, contudo, como os trabalhos foram paralisados há muito tempo será imprescindível a atualização da proposta. Casa ressaltou que, o Dnit está sendo reestruturado, e que entre as mudanças, está a separação entre os setores de Planejamento e de Projetos. "Antes, nos tempos do antigo DNER, o setor de Planejamento era desvinculado do setor de Projetos, e a experiência nos demonstrou que isto funciona bem melhor. Por isso, agora destaquei um engenheiro com a missão exclusiva de cuidar das obras novas", comentou.

INÉRCIA - O superintendente do órgão, ainda, frisou que está em total sintonia com a construção do anel viário, referindo que no passado, fruto de uma política de redução de custos, Cachoeira acabou prejudicada quanto ao trajeto estipulado para as rodovias federais que assistem o município. Desta forma, ele garantiu que nas próximas semanas irá licitar a atualização do projeto, dizendo que o estudo ficará concluído no primeiro semestre do ano que vem. "Desta vez, vamos quebrar a inércia e em breve dar o primeiro passo, não porque acho bonitinho, mas por não tem sentido a BR vir, e naquele trecho passar pela cidade no meio. Isto tem nos causados muito problemas com a Justiça e o Ministério Público, até mesmo porque fica confuso definir o que é responsabilidade do Dnit e o que é da Prefeitura", disse Casa.

LOBBY - Ele também advertiu que, neste primeiro momento a questão é mais técnica, quando se trata da atualização do projeto, mas depois, passa a ser eminentemente política, já que a obra precisa estar, ao menos, mencionada no Plano Plurianual e na Lei do Orçamento do governo federal em 2013. "Vocês devem somar esforços, com a articulação do deputado José Otávio junto à bancada gaúcha em Brasília. Também os deputados estaduais devem buscar o apoio de outros deputados e ministros com vinculação partidária. Todo esforço será bem vindo para fazer um bom lobby junto ao governo federal", esclareceu o superintendente.

ARGUMENTOS - Os representantes cachoeirenses levantaram diversos aspectos, citando os crescentes congestionamentos na Avenida Marcelo Gama, bem como, a falta de qualidade da sua camada asfáltica para suportar o peso excessivo dos bitrens que partem da Granol, a construção da Ulbra cujo projeto já foi voltado para o anel viário, as dificuldades encontradas para manutenção da rede elétrica naquelas imediações, que vem por cortes de estrada abandonados pelo retorno do anel viário, a implantação da nova planta da Screw, que também foi construída com vistas ao projeto, e, agora, o anúncio feito pela presidenta Dilma que confirmou o campus da UFSM no prolongamento norte do anel. "Nossa cidade está num ritmo muito bom de desenvolvimento e crescimento, precisamos cada vez mais deste importante investimento em infraestrutura. Se trata de uma questão de justiça, e que tem retorno garantido. Só pra dar uma ideia, estou acostumando a esperar três tempos nas sinaleiras da Marcelo Gama, tamanho é o afogamento que existe nos horário de pico", salientou o vereador Marcelo do Noêmia.