Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Notícias de 2012 / Neiron defende que arrecadação de ITR e CIDE devem ficar no campo.

Neiron defende que arrecadação de ITR e CIDE devem ficar no campo.

Neiron defende que arrecadação de ITR e CIDE devem ficar no campo

O vereador Neiron Viegas do PT encaminhou pedidos de informações ao Executivo para conhecer os valores arrecadados com a cobrança do ITR (Imposto Territorial Rural) e do CIDE (Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico) nos anos de 2011 e 2012.

De posse destes dados, o objetivo do parlamentar é formular indicação ao prefeito Sergio Ghignatti para que estes valores sejam reinvestidos em melhorias no interior, como patrolamento e encascalhamento de estradas, construção e limpeza de bueiros, construção e reforma de pontes, melhorias em escolas rurais, postos de saúde etc.

A ideia tomou corpo durante os debates realizados na audiência pública que discutiu o orçamento da Secretaria de Agricultura e Interior. Todos os participantes foram unânimes em dizer que os valores atualmente destinados no orçamento são insuficientes para atender às necessidades dos produtores rurais, que formam a base da economia do município.

O entendimento majoritário na ocasião da audiência foi de que não é justo que o interior seja prejudicado em detrimento das necessidades urbanas, de modo que o bolo de arrecadação precisa ser melhor dividido.

RETORNO - Para Viegas, está clara a necessidade de acréscimo de recursos no orçamento da Secretaria de Agricultura e Interior para o próximo exercício financeiro. Por isso será sugerido que o prefeito destine os valores decorrentes do ITR e do CIDE nas rubricas orçamentárias ligadas ao campo.

A indicação será endossada pelos também integrantes da Comissão de Mérito, Valdocir Marques (PSB) e José Vasconcelos de Almeida (PMDB). "Nossa meta é mobilizar a comunidade cachoeirense em torno da necessidade de incrementar o orçamento da Agricultura e Interior, o que terá reflexo direto na concessão de incentivos aos produtores, base da nossa cadeia produtiva", explica o parlamentar petista, acrescentando que o fomento à produção rural, no final de contas, aumentará o retorno financeiro do município como um todo.