Representante da Secretaria da Agricultura incentiva adesão ao Mais Água, Mais Renda.

O Coordenador  Regional da Secretaria da Agricultura, Luiz Ronaldo Correa Moraes, esteve participando, na noite de hoje, da audiência pública que discutiu a questão da estiagem em cidade de Cachoeira do Sul. Ele comentou que, as estiagens no Rio Grande do Sul são a causa de grandes prejuízos aos agropecuaristas e consequentemente aos municípios do Estado, motivo pelo qual o governo do Estado está apostando no Programa Mais Água, Mais Renda. Estiveram presentes os vereadores Neiron Viegas, Valdocir Marques, José Vasconcelos e Mariana Carlos.

Segundo Luiz Moraes, nos últimos 10 anos houve um comprometimento do potencial produtivo das lavouras gaúchas de 70%, fazendo com que a necessidade de irrigação suplementar às culturas varie de 80 a 300 mm. Disse ainda que, a irrigação é uma tecnologia de fundamental importância para evitar frustrações de safras e manter níveis de produtividade uniformes ao longo dos anos, evitando oscilações de produção. "A irrigação no RS atuará verdadeiramente como o melhor seguro agrícola para o produtor rural", avalia.

Moraes afirmou que nunca tinha visto o Rio Jacuí tão seco como agora, e isto lhe deixou bastante preocupado. "Certas pedras que vi desta vez, confesso que eu nunca tinha visto. A paisagem do Rio está realmente impressionante, por isso, fica evidente, que temos de começar a pensar em soluções, trata-se de um problema que não pode mais esperar", destacou.

O Programa Mais Água, Mais Renda, conforme explicou, é desenvolvido pela Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio (SEAPA), e tem por objetivo viabilizar ações que possam efetivamente auxiliar os produtores rurais a combater os efeitos negativos da estiagem, explicou o técnico. "Com este programa, o agricultor vai buscar na Emater, que possui convênio com a nossa Secretaria, um projeto para construção do seu do seu açude e também do seu kit irrigação, já tendo desde o início do processo, o diferencial de contar com o pré-licenciamento ambiental, com aval da Fepam, e com o encaminhamento para conseguir recursos na rede bancária, seja através do Pronaf, Moderagro, ou Moderinfra, isto é, há recursos tanto para os pequenos, como para os médios e grandes produtores", esclareceu.

CONVITE - Luiz Moraes aproveitou para convidar a comunidade cachoeirense a participar no, próximo dia 23, às 15h30 min, de um seminário durante a Fenarroz, quando estará uma equipe grande da secretaria da Agricultura, que executará uma capacitação rápida, com duração de cerca de duas horas e meia, informando todos os detalhes sobre o programa Mais Água, Mais Renda. O evento também contará com a participação do presidente do Incra, Celso Lacerda.