Presidente da Câmara manifesta apoio à frente multisetorial de prevenção às drogas.

Na tarde desta segunda-feira (18), representantes da Frente Multisetorial Cachoeirense de Prevenção e Combate à Drogadição estiveram em reunião com o presidente da Câmara de Vereadores, Julinho do Mercado, para sondar sobre a possibilidade de receber algum tipo de auxílio financeiro para dar continuidade à campanha.

Com o slogam "Não abra mão - drogas não", a iniciativa, lançada no mês de maio em evento que aconteceu no Sindilojas, conta com a participação de várias autoridades e parceiros do projeto que trabalha com a prevenção, atendimento às famílias e combate às drogas. Para isso, a Frente Multisetorial contou com verba de R$ 40 mil oriunda do Governo do Estado, através da Consulta Popular do ano de 2010.

O presidente do Legislativo disse que apoia a ideia e que está disposto a antecipar a devolução de verbas orçamentárias, para que a Prefeitura possa repassar a ajuda financeira à campanha. O secretário de Governo Loir Oliveira, se comprometeu em pesquisar dentre as rubricas das secretarias da Saúde e de Educação, para avaliar a possibilidade de abertura de crédito suplementar ou especial para atender às necessidades do projeto de prevenção capitaneado pelo Mococa.

Santo Tavares, um dos coordenadores da Frente Multisetorial, ressaltou que além de folders, também foram lançados outros materiais como camisetas, bonés, botons e banners, para despertar a atenção dos jovens sobre as consequências devastadoras trazidas pelo uso de drogas.

O presidente do Movimento Comunitário Cachoeirense (Mococa), Elieser Silveira, mencionou que o grupo já conversou com representantes do Poder Executivo, e espera agora que a Prefeitura implante a Semana Municipal de Prevenção e Combate à Drogadição, que deve acontecer sempre na última semana do mês de junho, englobando a data de 26 de junho, dia mundial de combate às drogas.

ORÇAMENTO - Outro pedido da Frente Multisetorial é para que a partir de 2013, a Prefeitura já destine parcela orçamentária para prevenção ao uso de drogas. "Temos informações de que a Prefeitura aplica cerca de R$ 500 mil por ano em tratamento a usuários de drogas e pelo que sabemos, nos últimos anos apenas duas pessoas estão recuperadas. Se parte deste valor for investido em prevenção, não será necessário futuramente investir tanto em tratamento", avalia Santo Tavares.