Prédio da Câmara com iluminação especial no mês de outubro em alusão ao Imama

Durante todo o mês de outubro o Palácio João Neves da Fontoura estará iluminado na cor rosa, ressaltando ações de mobilização e conscientização quanto à importância da detecção precoce do câncer de mama. A iniciativa é fruto de uma parceria entre a unidade regional do Instituto da Mama do RS (Imama) e a Câmara de Vereadores.

Na noite de ontem (1º) foi realizado um evento no plenário do Poder Legislativo para marcar a abertura oficial do projeto Outubro Rosa 2012, que, neste ano, traz o tema "Batalhadoras", enfatizando a luta diária enfrentada por todas as mulheres voluntárias e pacientes da rede de atenção, que, acima de tudo, são consideradas guerreiras e vitoriosas, dando força umas às outras.

Um breve cerimonial foi realizado pouco antes do início da sessão ordinária da Câmara, contando com exposições feitas pela voluntária Ítala Fraga Bartmann e, também, pela coordenadora local do Imama, Nalda do Canto Vargas.

ENGAJAMENTO - Em suas manifestações, ambas ressaltaram a importância do engajamento de toda a sociedade, em especial das mulheres, na luta contra a doença, diante dos altos índices de pacientes que são acometidas, anualmente, pelo câncer de mama no estado do Rio Grande do Sul. "Buscamos sensibilizar a sociedade gaúcha sobre os cuidados com a saúde da mama, enfatizando a importância do diagnóstico precoce da doença para que haja maiores chances de cura", declarou Ítala Bartmann.

Segundo ela, a entidade preconiza agilidade e qualidade em todos os processos da rede de atenção, realizando ações fundamentais para reverter os altos índices do câncer de mama, com foco na educação, recuperação, mobilização e articulação para a eficácia das políticas públicas, frisando que a missão do Imama é salvar vidas.

imama_1-10_640_pblico.jpg