Cidade teme amargar fechamento da agência da Exatoria Estadual.

Cidade teme amargar fechamento da agência da Exatoria Estadual

O vereador Leandro Balardin (PSDB) está se solidarizando às manifestações dos servidores da agência local da Exatoria, que temem a possibilidade de fechamento do órgão em Cachoeira do Sul. A situação se evidencia pelo fechamento de outros postos e agências em cidades próximas, como ocorreu com Sobradinho, Encruzilhada do Sul, Candelária, Agudo, Restinga Seca, São Sepé e outras cidades, e também em função da aposentadoria de três agentes fiscais, sem ter sido dada nenhuma previsão de lotação de outros servidores para preencher as vagas existentes.

Diante dos rumores sobre o fechamento, os funcionários se mobilizaram antecipadamente contra o fechamento da repartição. A mobilização ocorreu ontem, em frente à sede da agência, na Rua General Câmara, onde antigamente funcionava o prédio do Ministério Público.

Balardin argumenta que o governador Tarso Genro está seguindo a doutrina do ex-governador Olívio Dutra que em sua gestão tentou retirar importantes órgãos públicos da cidade, gerando, à época, uma campanha de mobilização da comunidade em torno do slogan "Para, Olívio". "O Tarso já tentou tirar na surdina o Batalhão da Policia Rodoviária Estadual e agora quer acabar com a Exatoria sediada em Cachoeira. Ele segue os preceitos do Olívio Dutra, que teve uma gestão desastrosa. Temos que nos mobilizar pelo ‘Para, Tarso' para evitar esta medida", comenta o parlamentar aduzindo que com o desmonte da agência a cidade estaria perdendo liderança na região, tendo prejuízos de diversas ordens.

O técnico do Tesouro, Eduardo Pandolfo, um dos líderes da manifestação esclareceu que muitos serviços não podem ser executados através da internet, o que levaria os cachoeirenses a terem de se deslocar até Santa Maria ou Santa Cruz do Sul, para conseguirem serviços como a emissão de nota fiscal de serviço de transporte, recolhimento de alvarás judiciais para pagamento da dívida ativa, autorização para transferência de mercadorias e animais, entre outros. Ele ainda justifica que, pelo porte da população e do PIB, Cachoeira seria injustiçada, caso viesse mesmo a ocorrer o desmanche da agência.

ESTATÍSTICAS - Balardin destaca que, 16 servidores trabalham na agência, a qual possui prédio próprio com estrutura adequada, e, além disso, que os 17 municípios abrangidos, totalizam uma população de 237.700 habitantes. Para ele, ao contrário de ser fechada a agência deveria é ser transformada em Delegacia. "Pela sua importância a sede da Agência local da Fazenda deveria, sim, ser elevada a condição de Delegacia e não ser desmontada", avalia o parlamentar.