Balardin alerta sobre gestão fiscal deficitária do município.

Balardin alerta sobre gestão fiscal deficitária do município

Na última sessão ordinária (19), o vereador Leandro Balardin (PSDB), abordou na tribuna os péssimos resultados obtidos pela Administração Municipal de Cachoeira do Sul na pesquisa divulgada pelo Sistema FIRJAN - Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro -, que avalia a qualidade de Gestão Fiscal dos municípios brasileiros, orientando ações de promoção industrial e novos investimentos. O parlamentar salienta que o índice Firjan é um dos institutos de maior credibilidade nacional, avaliando tudo que diz respeito à eficiência na gestão financeira e orçamentária dos Municípios.

O resultado consolidado por Cachoeira do Sul, na edição 2012, referente ao ano-base 2010, caiu três posições em relação a 2009, ficando com a 439º posição no Rio Grande do Sul, entre os 496 Municípios. E na posição 2.578 considerando o total das cidades Brasileiras. O cálculo é feito com base nos seguintes quesitos de gestão fiscal: Receita Própria; Gastos com Pessoal; Investimento; Liquidez e Custo da Dívida, explica o vereador.

INGERÊNCIA - Balardin critica duramente a Administração municipal, afirmando que não há planejamento estratégico, e que as despesas são feitas sem parcimônia. "O governo que aí está, nada mais é do que um Governo aventureiro que não olha com responsabilidade e respeito ao orçamento público. Não há comprometimento dos gestores com a cultura da responsabilidade administrativa. É um governo sem planejamento, sem projeto e que não sabe organizar a alocação de recursos públicos, demonstrando a total falta de controle da gestão fiscal", dispara Balardin, chamando a atenção para a crise da Saúde, que, em sua opinião, deveria dispor de maior reserva de recursos, tendo em vista a grande importância que representa para o bem-estar da população.