Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Notícias de 2012 / Mesa da Câmara apoia ideia de liberar acesso à internet sem fio no plenário.

Mesa da Câmara apoia ideia de liberar acesso à internet sem fio no plenário.

Mesa da Câmara apoia ideia de liberar acesso à internet sem fio no plenário

O presidente do Legislativo está disposto a atender à antiga reivindicação dos repórteres jornalísticos que costumam cobrir as sessões da Câmara, diretamente do plenário, de disponibilizar acesso à internet pela rede sem fio (wireless) mantida pela Casa. Há cerca de duas semanas, a medida já tinha sido ventilada pela assessoria do vereador, a exemplo do que já vem sendo feito por outros órgãos públicos, e que já é bastante comum em hotéis, restaurantes, entre outros estabelecimentos privados. "Acho que seria interessante, inclusive para cidadãos que frequentam a Praça Bonifácio, que vêm para tomar seu chimarrão e passarem horas de lazer com os filhos, poderem trazer seus notebooks e celulares para acessar as redes sociais etc. Isto beneficiaria toda à comunidade, especialmente os jovens", justifica.

Entretanto, o vereador Julinho, considerou inapropriada a forma pela qual o assunto foi noticiado à imprensa pelo vereador Leandro Balardin, que enviou release criando alarme desnecessário em torno da notícia. "Ele tem todo o direito de apresentar seu requerimento solicitando a medida, mas acho que não precisava sair denunciando a situação de forma pejorativa à imprensa, até mesmo porque, se ele bate no peito pra dizer que a rede sem fio foi criada durante sua gestão, por que, então, ele já não liberou o acesso desde aquela época?", contra argumenta o parlamentar progressista saindo em sua própria defesa.

Ao ter consultado o responsável pela parte de informática da Câmara, o presidente Julinho obteve em resposta, que, se a senha fosse liberada ao público, a rede do Legislativo ficaria muito vulnerável a possíveis invasões de rackers, razão pela qual se faz necessária, a implantação de uma rede paralela - sem ligação física com a rede interna da Câmara - por razões de segurança. "O Balardin chegou lá querendo conectar o notebook dele na rede da Casa, e isto nós não permitimos para nenhum funcionário nem vereador. Mas, estamos averiguando custos para montar a nova rede, específica para poder liberar o sinal no plenário. Não só os jornalistas poderão utilizá-la, mas também o público, pois hoje em dia está cada vez mais comum as pessoas terem equipamentos que acessam a internet, até por telefone", frisa Julinho, acrescentando que não há motivos para estardalhaço, e que o vereador tucano, aproveitou-se de um episódio pessoal, para criar fato noticioso na mídia.

MENSALIDADE - Depois de ter se inteirado mais sobre o assunto, o vereador Julinho, ainda, observou que a Câmara não está "pagando por um serviço que não é utilizado", como deu a entender o texto enviado à imprensa por Balardin, pois para ligar o sinal de wireless é preciso apenas um aparelho roteador com esta característica, que, no caso, já foi adquirido pelo próprio vereador Balardin, em 2008, quando estava à frente da Presidência.