Agroecologia e experiência com catadores de Cachoeira é referência nacional.

Agroecologia e experiência com catadores de Cachoeira é referência nacional

Na última segunda-feira (18) a vereadora Mariana, do PT, usou a tribuna para comentar sobre os temas debatidos nas conferências Rio+20 e Cúpula dos Povos, ressaltando a experiência do município de Cachoeira do Sul com os catadores de recicláveis, que vem sendo reconhecida no cenário nacional como uma experiência de sucesso.

A parlamentar destacando a importância da mudança no paradigma econômico de produção, da identificação das causas responsáveis pela crise socioambiental da humanidade. Também comentou sobre o fortalecimento dos movimentos sociais, e a busca de alternativas como a agroecologia, a economia solidária e o fomento de técnicas sociais sustentáveis, citando como exemplos o uso de cisternas, e a recuperação das nascentes.

EXEMPLO - Nesse sentido valorizou os trabalhos realizados no município na área de assistência técnica em agroecologia e no incentivo à forma de produção cooperativada dos catadores de recicláveis, que são formas de inclusão social, e que contribuem com a preservação do planeta, na medida em que se constituem numa tecnologia social sustentável. Ela mencionou sobre sua participação em audiência pública, sobre os planos municipais de resíduos sólidos, realizada recentemente na capital gaúcha, onde o trabalho dos catadores cachoeirenses foi amplamente reconhecido.