Valdocir denuncia falta de nebulizadores nos postos de saúde do interior.

Valdocir denuncia falta de nebulizadores nos postos de saúde do interior

Quase que invariavelmente, inverno é sinônimo de problemas respiratórios, especialmente quando se trata de crianças. A rotina de atendimentos de saúde para crises respiratórias chega a dobrar nos meses mais frios. Quem faz o alerta é o vereador Valdocir Marques (PSB), com seus mais de 20 anos de mandato legislativo, e, que também já foi porteiro do HCB. Baseado nisso, o parlamentar encaminhou indicação ao Executivo, pedindo a aquisição de nebulizadores para todos os postos de saúde do interior do município. "Desde que iniciei como vereador, todo o ano é a mesma coisa. O clima frio aqui dos gaúchos não perdoa, principalmente as crianças pequenas que sofrem com congestão nasal, tosses, espirros e bronquite", relata o parlamentar, afirmando que o nebulizador é o personagem certo para combater este quadro.

Valdocir destaca que, na cidade o acesso aos aparelhos de nebulização é mais fácil, pois podem ser locados em farmácias, ou mesmo emprestados por algum vizinho ou parente, mas no meio rural, onde as distâncias são maiores, a alternativa das famílias é buscar os postos de saúde.

CUSTO - O vereador reconhece que, há muitas precariedades na infraestrutura dos postos de saúde do interior, especialmente a visível a falta de equipamentos, contudo observa que o investimento para compra de nebulizadores é pequeno, em relação aos benefícios que propicia. "Sei que a maioria dos postos está sem o aparelho, em alguns nunca teve, e noutros o equipamento estragou com o passar dos anos", relata o parlamentar. Segundo ele, um aparelho de nebulização de boa qualidade, custa em torno de uns R$ 130, mas proporciona alívio imediato dilatando os brônquios, facilitando a respiração. Feito o diagnóstico no primeiro atendimento, geralmente a orientação mais comum é para a aplicação de medicamento por nebulização, argumenta Valdocir.