Vereador Valdocir quer retorno da barca que fazia travessia para a Praia Nova

O vereador Valdocir Marques (PSB) está sugerindo que a Prefeitura inicie logo os preparativos para receber os veranistas no Balneário Praia Nova. Uma das reivindicações apresentadas pelo parlamentar é o retorno da balsa que por muitos anos fazia a travessia da população, no final da Rua Moron.

Na indicação encaminhada, Valdocir pede agilidade na recuperação da infraestrutura do balneário, para evitar atrasos em virtude da troca de governo. Além da instalação de sanitários, chuveiros, lixeiras, iluminação, reconstrução da guarita dos salva-vidas, retirada do mato, terraplenagem e demais benfeitorias necessárias, o vereador destaca a importância do transporte fluvial para os banhistas.

A embarcação que pertencia ao município foi leiloada há pouco mais de um ano atrás, quando a Secretaria Municipal de Obras organizou um leilão para se livrar das sucatas que estavam abarrotando o seu parque de máquinas. Na ocasião o leiloeiro Ivan Bartmann bateu o martelo por R$ 5,2 mil, vendendo a balsa para empresa de dragagem Schein Engenharia, de Porto Alegre.

A 3 km do centro da cidade, frequentada por inúmeros visitantes da região, a Praia Nova não só é um dos principais atrativos turísticos da cidade, como é a principal opção de lazer dos cachoeirenses nos meses de calor, especialmente para as camadas populares, sustenta o parlamentar. "A Praia Nova é, no verão, o principal ponto de lazer e diversão do nosso povo. É um dos maiores balneários da nossa região, chegando a receber cerca de quatro mil pessoas no forte do verão", argumenta.

DIREITO - O direito social ao lazer também está previsto na Constituição, e é muito importante para o bem estar da população, por isso a facilidade de acesso ao balneário deve ser tratada com atenção pela Prefeitura, na medida em que beneficia uma fatia bastante considerável da população, e serve de incremento para o turismo local, observa Valdocir.  "A barca para o transporte de passageiros funcionou bem durante muito tempo, servia para muita gente e a comunidade sente falta desse serviço. As famílias pobres, que são geralmente mais numerosas, ficam prejudicadas pelo preço do transporte, seja de ônibus ou nos barquinhos", ressalta o vereador, acrescentando que recorda dos elogios feitos pelos visitantes à época em que a barca ainda estava em atividade.