Vereador sugere contratação de um otorrino para ajudar a suprir demanda por especialistas.

 

Vereador sugere contratação de otorrino para ajudar a suprir demanda por especialistas

O vereador Valdocir Marques (PSB) está indicando que a Prefeitura contrate um médico otorrinolaringologista para atender pela rede de saúde pública no município, pois o campo de abrangência deste tipo de qualificação profissional é bastante abrangente.

Valdocir justifica que, se a Prefeitura não vem conseguindo preencher as vagas numa série de outras especialidades, seria bastante conveniente a contração de um otorrinolaringologista para suprir a demanda reprimida. "A otorrinolaringologia é considerada uma das mais completas especialidades médicas do mundo, tanto para clínica como para cirurgias. Trata de infecções e inflamações das vias aéreas, problemas digestivos, da fala, da audição, dor de cabeça, tonturas, zumbidos, tosse etc.", esclarece o parlamentar.

O vereador relata que conheceu o drama de uma menina de 6 anos, no ano passado, que teve de protagonizar uma batalha judicial contra o Estado para sobreviver. Ela precisava urgentemente de uma cirurgia para retirada das amígdalas e adenoide - procedimentos considerados relativamente simples - pois a garota tinha dificuldade de respiração e de se alimentar. Segundo o laudo médico, ela corria risco de infecção generalizada, o que pode levar à morte, tudo porque Cachoeira do Sul não tinha um profissional otorrino cirurgião pelo SUS, comenta Valdocir.

SAIBA MAIS - O otorrino poderá ter infinitas atividades trabalhando em diversas áreas, como: atuar apenas como clínico até realizar cirurgias de grande porte relacionadas com cabeça e pescoço, ou ser um eletrofisiologista, um oncologista, um plástico, ou um pediatra em sua atividade predominante, enfim, dominar toda a região delimitada entre a base do crânio e as espáduas.