Valdocir quer tubos de concreto maiores em obras de canalização.

Valdocir quer tubos de concreto maiores em obras de canalização

O vereador Valdocir Marques (PSB) está indicando ao Executivo a utilização de tubos de 40 cm de diâmetro, ao invés de tubos de 30, nas obras de canalização realizadas pelo Poder Público no município. A ideia é evitar entupimentos, dando vida útil maior aos dutos de canalização e galerias de águas pluviais, explica o parlamentar.

Ele observa que, há diversas frentes de calçamento sendo executadas na cidade, e que estão sendo utilizados tubos de 30 cm, o que não é adequado aos padrões de hoje em dia. "Antigamente se fazia canalização com tubos de 30, mas hoje em dia é mais correto utilizar tubos de 40. A diferença de custo é pequena, mas o benefício é bem maior, porque além de dar mais vazão, fica mais difícil de entupir com lixo e garrafas pet, o que vem acontecendo seguidamente em muitos locais da cidade", argumenta Valdocir, acrescentando, que as obras devem ser projetadas com vistas ao futuro, a fim de que tenham maior aproveitamento.

GALERIAS - O vereador, ainda, observa que, a maioria dos dutos de canalização e as galerias da cidade, foram construídas há mais de 20 anos, portanto está mais do que na hora da prefeitura fazer uma revisão geral das galerias, montando um plano de obras para que todas possam ser revisadas, afirma ele. "Em outr cidades, como Santa Cruz, Lajeado etc., nas ruas centrais da cidade, onde se concentra maior população, as prefeituras utilizam no mínimo canos de 60 cm de diâmetro, que são implantados justamente para evitar alagamentos. Então, temos que nos prevenir para o futuro, pois a cidade está crescendo, a população está crescendo, e se não houver planejamento, os problemas também irão crescer junto", avalia Valdocir.