Valdocir Marques sugere sistema integrado para agendamento de consultas.

Valdocir Marques sugere sistema integrado para agendamento de consultas

Na sessão ordinária da última segunda-feira (18), o vereador Valdocir Marques (PSB) apresentou indicação ao Poder Executivo que implante sistema informatizado para agendamento de consultas. Segundo ele, muitas cidades do Brasil já adotaram sistemas deste tipo, inclusive no Rio Grande do Sul, como é o caso do Município de São Leopoldo.

Com a utilização de um sistema informatizado integrado, seria possível o agendamento tanto através de telefone, como pela internet e através de terminais espalhados nos ESFs do município, explica o parlamentar.

O objetivo é reduzir as filas, e até mesmo eliminá-las, além de possibilitar um controle nas marcações dos atendimentos pelos quais o paciente passou, com confirmação de horário de chegada, a consulta e a finalização do atendimento, e, ainda, a marcação automática de reconsulta, caso exista a necessidade de exames complementares para análise do médico responsável pelo atendimento. "É bastante comum quando as pessoas consultam, e o médico encaminha o paciente para fazer exames. Isto faz com que a pessoa tenha de entrar novamente na fila. Além disso, eliminaria a hipótese de exames serem feitos em duplicidade, como ocorre seguidamente no município, pois daí, obrigatoriamente, a pessoa já marcaria a consulta com o mesmo médico que lhe pediu os exames", esclarece.

CONTROLE - Segundo o parlamentar, além de possibilitar mais rapidez nos atendimentos, outro benefício é que tudo ficaria registrado, de modo que os atendimentos e o controle se tornariam mais eficientes, avalia Valdocir. O vereador sugere que o sistema integrado serviria para a população agendar consultas com clínico geral, e especialistas disponíveis na rede municipal, e para os atendimentos de emergência e pediatria não precisaria de agendamento, bastando procurar o Posto de Saúde mais próximo da casa ou do local de trabalho do cidadão.