Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Notícias de 2012 / Vasconcelos reitera importância da mobilização pela elaboração do plano de bacia.

Na sessão ordinária desta segunda-feira (2), o vereador José Vasconcelos de Almeida (PMDB) falou novamente sobre a questão da falta de água, reiterando a importância da elaboração de um plano de bacia para a região do Baixo Jacuí.

O parlamentar disse que espera uma mobilização maior da sociedade e das autoridades públicas, para buscar recursos e desenvolver ações no sentido de criar novas alternativas capazes de prevenir os efeitos das crises que vem atingindo os produtores rurais nos últimos anos, causadas principalmente por fatores climáticos.

Vasconcelos adverte que, se agora há pouco o problema consistia em combater a escassez de água que aflige a população rural, logo a seguir, os climatologistas estão prevendo a ocorrência do fenômeno La Niña, que deverá ocasionar excesso de chuvas, dificultando o plantio no período adequado. "Desde pequeno sempre ouvi dizer dos antigos, que depois da seca, vem a chuva, e, depois da chuva, vem a seca. E isto sempre foi assim, por isso devemos criar mecanismos para proteger os produtores", explica.

O vereador também comentou sobre sua participação junto a reunião do Comitê de Gerenciamento da Bacia do Baixo Jacuí, em que ocorreu uma conversa franca e aberta com um engenheiro da Secretaria Estadual do Meio Ambiente. Segundo foi informado pelo técnico, o processo de cobrança pelo uso da água está em franco desenvolvimento, sendo que, em alguns estados já está sendo efetuada, e, portanto, mais cedo ou mais tarde, também será implementada no Rio Grande do Sul.

FUNDO - Vasconcelos disse que isto preocupa os produtores rurais do município, pois o Rio Jacuí tem muitos irrigantes. Conforme explicou, apesar de ainda não haver uma fórmula definida, a cobrança deverá evoluir, começando pela captação, e, depois, pelo lançamento da água com os insumos colocados.

O vereador disse que o Plano de Bacias vai buscar com precisão a quantidade água de que o município de Cachoeira do Sul dispõe, bem como, a quantidade que pode ser utilizada. "A cobrança ainda vai demorar um tempinho, mas será inevitável, então temos que estar preparados desde já. Precisamos aproveitar os valores que existem no Fundo de Recursos Hídricos para elaborar o nosso plano de bacia o mais cedo possível", alerta ele, dizendo que com isto, será possível melhor administrar o uso dos recursos hídricos, evitando, inclusive, que haja cobranças excessivas por parte do Estado.