Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Notícias de 2012 / Balardin foi ao Detran cobrar edital para credenciamento de mais CFCs.

Balardin foi ao Detran cobrar edital para credenciamento de mais CFCs.

Balardin foi ao Detran cobrar edital para credenciamento de mais CFCs

Pela manhã desta segunda-feira (19), o vereador Leandro Balardin (PSDB) foi à capital participar de uma reunião com o diretor técnico do Departamento Estadual de Trânsito Detran-RS, Ildo Mário Szinvelski, para reivindicar a abertura de edital para o credenciamento de novos Centros de Formação de Condutores (CFCs) em Cachoeira do Sul.

O parlamentar apresentou relatórios demonstrando que, no passado, a cidade chegou a ter quatro CFCs, época em que contava com apenas 20 mil veículos. Hoje, passados mais de dez anos, a cidade possui em torno de 34 mil veículos, ou seja, quase 15 mil a mais, e, no entanto, somente um único Centro de Formação. Segundo apurou Balardin, a população está descontente com esta situação, havendo relatos de pessoas que chegaram a esperar por mais de 120 dias para conseguir agendar exames; outros se obrigaram a fazer prova e cursos em cidades vizinhas, por causa da demora.

O vereador frisou ao dirigente técnico do Detran que não está criticando a qualidade dos serviços da atual responsável pelo CFC local, mas com o crescimento da demanda, entende ser justo que o Estado abra concorrência para no mínimo mais dois centro de formação de condutores, permitindo que os cidadãos tenham liberdade de escolha. "A concorrência é justa, pois a liberdade dos cidadãos em terem opções, é uma forma salutar de estimular também o melhor atendimento, principalmente acabando com a espera dos motoristas que chegam a aguardar mais de 120 dias para o agendamento de cursos e poderem fazer as provas", destaca.

Outro ponto atacado por Balardin é diz respeito à escassez dos cursos para condutores de ônibus coletivos, rodoviários e escolares, bem como os de cargas perigosas, tanto que os cachoeirenses estão tendo de viajar a Rio Pardo, Santa Cruz do Sul e Santa Maria para conseguirem tirar a carteira ou renovar a habilitação.

REFORÇO - De acordo com Szinvelski, o pedido do vereador veio bem a calhar, pois já existe um estudo técnico e geográfico pronto, que se encontra na mesa do diretor geral do órgão, e, ao que tudo indica, Cachoeira do Sul tem capacidade para mais CFCs. Deste modo, o relatório apresentado por Balardin, deverá reforçar a necessidade desta ação, que agora depende ainda da aprovação do Conselho de Administração, sendo que em breve deverá ser aberto o novo edital, afirmou o dirigente. Ele, inclusive colocou-se à disposição da imprensa cachoeirense para entrevistas, como forma de demonstrar a total transparência com que a questão vem sendo conduzida pela entidade, que também tem interesse em dirimir eventuais questionamentos. A saber: <dt@detran.rs.gov.br>

ASSEMBLEIA - Aproveitando sua estada na capital, Balardin - que já vem desde 2005 cobrando a abertura de mais CFCs na cidade - foi ao Palácio Farroupilha buscar o apoio de líderes políticos dispostos a endossar o pedido feito ao Detran. Ele contatou os gabinetes dos deputados Lucas Redecker, Marlon Santos e do presidente da Assembleia gaúcha Alexandre Postal, deixando cópias da documentação encaminhada.