Maristas do projeto “Pequenos Eleitores” realizam atividade no Plenário Edgar Müller.

Maristas do projeto "Pequenos Eleitores" realizam atividade no Plenário Edgar Müller

Na quarta-feira (12), cerca de 100 alunos do Colégio Marista Roque lotaram o Plenário Edgar Muller, realizando atividades voltadas à politização e à cidadania. Durante a tarde, os alunos tiveram contato com os servidores do Legislativo e com alguns vereadores, aproveitando para fazerem seus questionamentos e conhecer um pouco mais sobre o dia a dia do Palácio João Neves da Fontoura.

A visita dos estudantes maristas do 3º e 5º anos do ensino fundamental à Câmara de Vereadores faz parte do projeto intitulado "Pequenos Eleitores", que está sendo desenvolvido paralelamente nas duas séries. Os alunos vieram acompanhados pelas professoras coordenadoras Flavia Drews, Flavia Schumacher, Mariângela Zuchetto e Paula Freitas.

Conforme informaram as coordenadoras, o objetivo do projeto é oportunizar aos alunos a construção dos conceitos de democracia, participação popular, voto e responsabilidade cidadã.

O enfoque adotado parte do princípio de que a aprendizagem significativa vai além da aprendizagem de conceitos, necessitando da aprendizagem de procedimentos e atitudes, comentou uma das coordenadoras. "Considerando o período de campanha eleitoral municipal é interessante possibilitar aos alunos o conhecimento de conceitos e vivências que os levem a compreender melhor o processo, compreender que o voto é uma forma de participação popular, constituindo-se numa responsabilidade cidadã", explicou a professora Flavia Drews.

CAMPANHA MIRIM - Durante o desenrolar do projeto os alunos aprenderam sobre a história do voto no Brasil, conheceram as funções e atribuições dos poderes Legislativo e Executivo, e, vivenciam uma experiência eleitoral por meio de uma campanha mirim, com candidatos, plataforma eleitoral e partido político fictícios, a fim de melhor desenvolverem a linguagem escrita e oral, através da elaboração e debate das propostas.