Sartório alerta que consumo de álcool por crianças pode começar dentro de casa.

Sartório alerta que consumo de álcool por crianças pode começar dentro de casa

O vereador Oscar Sartório (PR) está propondo a realização de campanha educativa de conscientização sobre os efeitos nocivos da ingestão de bebidas alcoólicas entre crianças e adolescentes dentro do próprio lar. A ideia que já havia sido incentivada pelo parlamentar em 2010, foi reapresentada através de indicação ao Poder Executivo.

O álcool é a droga mais usada em qualquer faixa etária e o seu consumo entre adolescentes vem aumentando, principalmente entre os mais jovens e entre as meninas, alerta ele. "Estudos apontam que a cada dia os jovens estão começando a beber mais cedo no Brasil, e, quanto mais precoce a experimentação, piores as consequências e maior o risco de desenvolvimento de abuso e dependência de álcool", observa Sartório.

PREVENÇÃO - O vereador ainda acrescenta que, segundo especialistas, em 40 por cento dos casos o primeiro gole ocorre em casa ou em ambientes familiares, daí a importância de prevenir os pais sobre estes riscos. "Não se deve deixar bebidas ao alcance da mão de crianças ou adolescentes, pois às vezes o que era pra ser uma brincadeira, por mera curiosidade, pode se transformar num problema gigantesco no futuro", ressalta.