Vereador Casquinha lança ideia do Troco Amigo HCB.

Vereador Casquinha lança ideia do Troco Amigo HCB

Troco Amigo HCB é a nova campanha que o Hospital de Caridade e Beneficência deverá estar lançando nos próximos dias. A ideia é do vereador Vanderlei Ribeiro, o Casquinha (PP), que, no início da tarde de hoje, esteve reunido com o diretor administrativo do hospital, Luciano Morschel, para apresentar o projeto.

O funcionamento é bastante simples. Em compras feitas nas empresas que aderirem à campanha, o consumidor poderá doar qualquer quantia do seu troco em dinheiro para o HCB, recebendo um cupom que comprova a sua doação. No final do mês, o dinheiro arrecadado pelas empresas é repassado ao hospital, para investimentos em reformas, novos equipamentos e melhorias no atendimento.

A ideia já é conhecida pelos cachoeirenses, especialmente por aqueles que fazem compras na rede Panvel, que adota esse tipo de procedimento em sua cadeia de farmácias. A ação, que teve início no Natal de 2008, já angariou cerca de R$ 1 milhão para hospitais do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Em 2011, mais de 936 mil pessoas colaboraram, totalizando R$ 373.986,53 em doações.

Contudo o vereador Casquinha observou que, um grande número de pessoas deixa de fazer a doação porque não se sente motivada a colaborar com outros hospitais, que não o de Cachoeira. Atualmente, os valores aqui arrecadados beneficiam o Hospital de Caridade Dr. Astrogildo de Azevedo, da cidade de Santa Maria.

DESAFIO - Partindo desta premissa, Casquinha foi atrás das informações contatando diretamente com hospitais de outras cidades, como Santa Maria e Porto Alegre, para conhecer todos os detalhes do projeto. Morschel comentou que, o HCB já havia tentado implantar esse sistema de captação de recursos, inclusive, tentando cadastrar o hospital local no sistema mantido pela Panvel, mas enfrentou muitas dificuldades para conseguir os dados necessários, o que levou a administração a desistir da ideia, na época.

PROJETO - Desde que entrou na Câmara, há pouco mais de um mês, o vereador vem correndo nos bastidores para fazer um levantamento completo sobre este tipo de iniciativa. Casquinha entregou o projeto pronto nas mãos de Morschel, que resolveu apostar na ideia. Os principais receios do diretor administrativo do hospital eram sobre a necessidade de uma eventual tributação sobre as doações, e, sobre a desconfiança do empresariado quanto à certeza do repasse. Contudo, Casquinha esclareceu que não há incidência de ICMS ou qualquer outro tipo de imposto, e, em relação à operacionalização, o vereador tranquilizou Morschel, demonstrando que as doações são feitas via software, por uma empresa autorizada a operar com impressoras fiscais.

Empolgado com a ideia, o vereador comentou que pretende expandir o sistema para outras cidades da região, sendo que muitas delas, também se utilizam dos serviços do HCB.

PILOTO - Para Casquinha, o projeto é bastante promissor, e o benefício trazido é líquido e certo, tanto que se colocou à disposição de Morschel para implantar o sistema em caráter experimental no seus próprio restaurante e nas lancherias. "Ganha o hospital, ganha a imagem da empresa por estar desenvolvendo uma ação voltada à comunidade, e ganha o consumidor, pois permite que a experiência de compra, possa se transformar também num gesto de solidariedade", afirmou o parlamentar, já adiantando, que estando ou não na cadeira de vereador, lutará até o fim pela implantação da proposta de troco solidário.