Vereador indica a criação de ecoponto para descarte de pneus.

Vereador indica a criação de ecoponto para descarte de pneus

Em Cachoeira do Sul, assim como na maior parte do país, é possível encontrar pneus jogados em lixões, rios, ruas e, até mesmo, no quintal das casas o que pode ocasionar problemas ambientais e, também, de saúde. Preocupado com este problema, o vereador Luis Paixão apresentou indicação ao Executivo para que providencie a instalação de um ecoponto para descarte e coleta de pneus usados.

O parlamentar adverte que, os pneus inservíveis abandonados ou dispostos inadequadamente podem causar sérios riscos ao meio ambiente e à saúde pública. "O mosquito transmissor da dengue, por exemplo, se reproduz em água parada alojada, muitas vezes, em pneus velhos", observa Paixão, afirmando que os ecopontos já são uma tendência em muitas cidades gaúchas, como Santa Cruz, Venâncio Aires e Caxias do Sul entre muitas outras.

Ele sugere que o espaço seja organizado pelo Setor de Vigilância Ambiental da Secretaria Municipal da Saúde em conjunto com a Secretaria de Meio Ambiente (DEMA), os quais deveriam realizar estudo, para, posteriormente, buscar a destinação final adequada aos pneus.

Uma das saídas apontadas pelo parlamentar seria a comercialização, ou doação, para empresas que empregam pneus triturados na fabricação de asfalto. "Falta incentivo por parte dos governos federal, estaduais e municipais para a utilização do asfalto-borracha na pavimentação de ruas, estradas e rodovias. O asfalto a partir da borracha é mais caro que o convencional, mas tem vantagens como a resistência às variações de temperatura, e à formação de trilhas de roda", ressaltou o vereador.

Paixão cita exemplos em cidades vizinhas, executados por empresas como a Santa Cruz Rodovias, que fez a experimentação entre os quilômetros 79 e 83 da RSC - 287, em Venâncio Aires, e o Consorcio Univias, que também possui alguns trechos da BR - 116 em que ocupa o material.

SAIBA MAIS - No Brasil, os pneus inservíveis são reaproveitados de diversas formas, como combustível alternativo para indústrias de cimento, na fabricação de solados de sapato, em borrachas de vedação, dutos pluviais, pisos para quadras poliesportivas, pisos industriais, asfalto-borracha e tapetes para automóveis.