Presidente Julinho está disposto a ajudar Prefeitura para garantir pontualidade da folha.

O presidente da Câmara de Vereadores, Julinho do Mercado (PP) esteve reunido, na manhã de ontem (27), com o secretário municipal da Fazenda, José Dilmo Ferreira, avaliando o atual panorama financeiro do município. Diante das declarações feitas, recentemente, à imprensa local, em que o secretário reconheceu ser praticamente impossível pagar o funcionalismo no último dia útil do mês de julho, Julinho afirmou que, caso seja necessário, está disposto a auxiliar o Executivo para evitar atrasos na folha de pagamento, antecipando a devolução de recursos orçamentários.

O titular da pasta da Fazenda afirmou que, com os reajustes previstos no plano de carreira do funcionalismo, o valor da folha de pagamento no mês de julho deverá sofrer um acréscimo de cerca de R$ 200 mil. Além do aumento no vencimento dos servidores, José Dilmo revelou que, a previsão de arrecadação para o mês de agosto, tende a baixar em mais de R$ 1 milhão.

De posse de tais informações, o presidente da Câmara disse que está disposto a estender a mão ao Executivo, para ajudar a manter a pontualidade no pagamento do funcionalismo municipal. "Sempre achei que deve ocorrer uma aproximação entre o Executivo e o Legislativo, por isso digo que não vou medir esforços para ajudar a manter em dia o salário dos servidores", adiantou Julinho.

ALERTA - Segundo declarou o secretário, a drástica redução na arrecadação ocorrerá em função das reduções no Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), feitas pelo Governo Federal para incentivar o consumo como forma de manter o crescimento da economia. Ele explicou ao vereador Julinho que, isto terá reflexos diretos na economia do município, uma vez que o Fundo de Participação dos Municípios (FPM) é formado pelo IPI e pelo Imposto de Renda (IR). "Com os cortes no IPI, de acordo com a nossa previsão para o mês de agosto, o FPM, que é uma das principais fontes de receita do município, deverá sofrer uma redução de aproximadamente R$ 1,2 milhão", alerta José Dilmo, prevendo dificuldades nos próximos meses.