Vereador quer cronograma para poda de árvores e recolhimento de galhos.

Vereador quer cronograma para poda de árvores e recolhimento de galhos

O vereador Marcelo do Noêmia (PP) está cobrando que a Secretaria Municipal do Meio Ambiente monte um cronograma para poda e recolhimento de galhos, nos diversos bairros da zona urbana. Ele salienta que, o período ideal para corte e poda é entre maio e agosto, pois nessa época as temperaturas estão bem mais amenas e a circulação da seiva já está mais lenta, então, não há tanto desgaste para a árvore.

A arborização é um componente de grande importância na paisagem urbana. Além da função paisagística, também oferece proteção contra a ação dos ventos, ambienta os pássaros, absorve poeiras, contribuindo, assim, com a melhoria da saúde física e mental da população e para a qualidade de vida nas cidades. Contudo, na prática, as árvores também demandam uma série de cuidados, adverte o vereador Marcelo.

Segundo ele, a Prefeitura precisa efetuar a poda das árvores localizadas em praças, calçadas etc., que são de responsabilidade do poder público, pois muitas delas causam transtornos, tirando a visibilidade de motoristas nas esquinas, prejudicando a iluminação, além de poderem oferecer riscos, como a queda de galhos velhos, ou entrando em contato com a rede elétrica.

No caso de áreas particulares, os proprietários devem solicitar a autorização para executar as podas, o que nem sempre é feito, e, pior, alguns proprietários deixam os galhos e folhas resultantes atulhando os terrenos, observa Marcelo. Ele alerta que, na maioria das vezes isto acaba incentivando outras pessoas a utilizarem os terrenos como lixões. Nestes casos, o vereador refere que o Executivo precisa fiscalizar e autuar os proprietários desleixados, pois o recolhimento de galhos e folhas do interior dos pátios das residências é de responsabilidade do morador. "Quem não der o destino correto a esses galhos e folhas poderá ser notificado ou até mesmo multado pelos fiscais", ressalta o parlamentar.

LIXÃO - Ele cita como exemplo o lixão existente na esquina na Rua Barão do Viamão, com Ernesto Pertille, no Bairro Santa Terezinha, onde o secretário Witeck já esteve averiguando a situação, há alguns meses, prometendo executar a limpeza, no entanto, sem nada ter feito até agora. "O que acontece é simples, o sujeito vem, olha que já tem sujeira ali, e se acha no direito de largar um sofá velho, pneus, latas, e, rapidamente, os lixões clandestinos assumem proporções assustadoras. Penso que demos um voto de confiança ao autorizarmos a criação da Secretaria do Meio Ambiente, está na hora dela mostrar a que veio", desabafa o vereador, que alega ter recebido inúmeros pedidos para tentar solucionar o problema do lixão, que persiste desde antes do início do governo Ghignatti.