Projeto de lei obriga novos conjuntos habitacionais a destinarem áreas verdes

O vereador Oscar Sartório (PR) está apresentando novo projeto de lei voltado ao meio ambiente, desta vez, determinando que novos loteamentos ou conjuntos habitacionais só poderão ser implantados no município se houver a reserva de áreas verdes ou a constituição de área arborizada para esse fim.

De acordo com o projeto, estas áreas destinadas à preservação ambiental não poderão ser inferiores a 10% da área loteada. "A ideia é que todos os loteamentos e condomínios mantenham espaços ajardinados ou arborizados. Não adianta reservar um campo para prática de esportes, só com grama, pois o projeto pede que sejam espaços arborizados e ajardinados, preferencialmente, com espécies nativas", explica.

TENDÊNCIA - O vereador justifica a importância da medida, dizendo entender que a cidade precisa pensar no futuro, seguindo uma nova tendência chamada de "arquitetura verde", que surgiu na Europa, e vem ganhando força nos condomínios e conjuntos habitacionais no resto do mundo, e também no Brasil, como em São Paulo, onde os projetos mais recentes cuidam da administração e preservação do meio ambiente, utilizando estes critérios ecológicos e sustentáveis, inclusive, como diferencial para atrair compradores. "Cada vez mais prédios estão reciclando o lixo, a água, economizando energia elétrica, e preservando áreas de mato. A presença do verde é fundamental, não apenas porque renova o oxigênio, mas também porque transmite uma energia boa, é saudável para a vida das pessoas", comenta o autor da proposta.