Sartório vai mobilizar entidades publicamente para combater crescimento da violência.

O vereador Oscar Sartório (PR), na condição de presidente da Comissão de Justiça e Redação da Câmara de Vereadores quer fazer uma grande mobilização das instituições e da sociedade cachoeirense no combate à violência. O parlamentar chama a atenção para o fato de que a violência urbana no Brasil tornou-se um fenômeno endêmico, herança de um custo social acumulado por décadas. "As populações marginalizadas necessitando de emprego e melhores condições de saúde, moradia, educação e lazer, desencadearam uma onda de roubos, tráfico de drogas e violência que se intensificou de forma extrema nas grandes cidades, se espalhando de forma assustadora entre as demais cidades no interior do país", observa o parlamentar.

Segundo ele, não há como negar que a cidade de Cachoeira do Sul, está assustada com a ocorrência diária de furtos, roubos, brigas, assaltos a farmácias, casas lotéricas, depósitos de gás, sem falar nas ‘saidinhas de banco', que aqui viraram rotina a exemplo do que já vinha ocorrendo em cidades maiores como Porto Alegre, Caxias do Sul, Novo Hamburgo, entre outras. "Esta crescente de roubos e assaltos em que estamos vivendo está criando clima de insegurança insuportável. Precisamos combater com mais rigor esta onda de violência que apavora a cidade. A união das forças do Município é o caminho para reestabelecer a tranquilidade social. Temos que reunir Polícia Civil, Brigada Militar, MP, Judiciário, OAB, Associações, empresários e toda a sociedade para lidar com o crime em seu imediatismo", declarou o parlamentar, que pretende reunir publicamente os organismos, planejando ações integradas para mitigar o crescimento da violência, com ênfase na proteção e na formação das crianças e adolescentes, bem como no apoio às famílias.

EXCLUSÃO SOCIAL - O vereador refere que, além do combate ostensivo à criminalidade, é necessário que se estimule a formação profissional de jovens e adolescentes, que são ao mesmo tempo agentes e vítimas da violência. "Temos que nos mobilizar com urgência, pois a situação é gravíssima, e está realmente saindo do controle das autoridades. Precisamos adotar ações concretas, especialmente entre os jovens das classes sociais mais baixas e residentes nos bairros periféricos, que infelizmente são as principais vítimas da exclusão e da desigualdade social, assim como das violações de direitos humanos", ponderou Sartório.