Julinho traça perfil do seu primeiro trimestre na Presidência da Câmara.

Julinho traça perfil do seu primeiro trimestre na Presidência da Câmara

Filho de agropecuaristas da localidade de Capão da Cruz, Julio Osmar dos Santos Luiz, o Julinho do Mercado (PP), está completando, na próxima semana, o seu primeiro trimestre à frente da Presidência do Legislativo cachoeirense. Fazendo um balanço de suas ações nestes 90 dias, o vereador disse estar satisfeito com o perfil de sua gestão, já podendo comemorar alguns bons resultados.

Homem de origem humilde, que dividiu a infância entre a escola e o trabalho ajudando os pais, Julinho só foi ingressar na política quase aos 40 anos, quando concorreu a vereador pela primeira vez, na última eleição, e, hoje, passados três anos da legislatura, já alcançou uma das posições mais notórias e influentes da cidade, o comando da Câmara Municipal.

Segundo ele próprio, a gafe recentemente cometida numa das sessões solenes do Legislativo, não lhe retira o ânimo, sequer ofusca o brilho de sua meteórica ascensão na vida pública. "Aceitei concorrer à Presidência atendendo aos pedidos dos meus eleitores, e estou contente em desempenhar esta função, pois minha preocupação não é com status, é de apenas ajudar a fazer coisas boas para o povo", destaca Julinho.

Passado o nervosismo inicial, o parlamentar diz que, agora, está mais à vontade com as rotinas da Presidência, e aposta que com uma gestão dinâmica e transparente os bons resultados virão naturalmente. Ele se intitula um sujeito mais de ação, do que de teoria, e é com esta visão que pretende marcar sua gestão: com muita iniciativa de agir, e buscando sempre caminhar em conformidade com a vontade popular. "Política não se faz apenas com palavras e belos discursos, é preciso saber enxergar e pensar como o povo", assinala o parlamentar.

Julinho conta que, por mais de dez anos costumava apoiar creches, escolas, grupos de igrejas e clubes desportivos, sem nenhuma pretensão política, e, que só aceitou se candidatar por insistência de sua mãe, dona Ceroni, que, notando seu trabalho social e comunitário, resolveu encorajá-lo. Ele também destaca que sempre foi bastante ligado às comunidades do interior, frequentando eventos e festividades no Bosque, Rincão dos Kiefer, Rincão dos Menezes, Águas Mornas e Capão da Cruz, lugares onde recorda que as pessoas lhe estimulavam bastante a disputar uma vaga de vereador.

Nas próximas eleições, em outubro, ele diz que não irá concorrer, pois casou há pouco, quer constituir família, ter filhos e pretende dedicar-se mais à sua vida pessoal, e de negócios, portanto, não quer tão cedo voltar à carreira política.

REFORMAS - Mesmo no limbo do primeiro mês, de recesso, a Câmara já passou por algumas transformações, como a limpeza e a dedetização geral do prédio, lembra Julinho. Aproveitando o período de férias dos parlamentares, todas as paredes da Casa, o piso, o teto, o forro, até mesmo a calçada e estacionamento, passaram por uma grande limpeza, antes da aplicação de inseticida, conforme explicou o chefe de gabinete Lucas Drews.

Logo a seguir, o tablado do plenário foi ampliado, facilitando a mobilidade dos assessores que atendem à Mesa Diretora e proporcionando maior comodidade para a realização de solenidades. Também as falhas do piso foram consertadas e o carpete foi todo trocado, melhorando bastante o leiaute do ambiente, pois a antiga forração estava suja e bastante deteriorada. O estofamento de todas as cadeiras também está para ser trocado nos próximos dias.

Outra melhoria de infraestrutura refere-se ao sistema de câmeras de monitoramento, que também está sendo ampliado, com a colocação de mais quatro câmeras, sendo duas delas no plenário, para maior segurança do público e dos vereadores durante a realização de sessões.

CONCURSO - Talvez a mais importante atitude do vereador Julinho, até então, à frente da Presidência, tenha sido promover a assinatura do contrato com a empresa que vai organizar o processo seletivo para o preenchimento de quatro vagas no quadro de servidores efetivos do Poder Legislativo. Com a realização do concurso, as funções de motorista, assessor de comunicação e assessor de comissões - que atualmente são cargos em comissão, com servidores nomeados por meio de indicações - passarão a ser exercidas por servidores concursados, e ainda será provida a função de tesoureiro, que sendo exercida cumulativamente, pois está vaga há cerca de dois anos. Esta era uma reivindicação antiga da comunidade, tenazmente cobrada por mecanismos de imprensa e entidades do município, sob a bandeira da moralidade administrativa.

REFERENDO - Sensível às 5,1 mil assinaturas coletadas pela Câmara de Agronegócios, Comércio, Indústria e Serviços (Cacisc) que instruíram o pedido para convocação de um referendo oportunizando à população o debate sobre o número de cadeiras na Câmara, e, inclusive, a despeito dos óbices arguidos pelas consultorias jurídicas nos pareceres dados sobre o caso, o presidente Julinho, que já havia votado pela manutenção das 10 cadeiras, se diz favorável à apreciação do pedido em plenário. "Sou um homem do povo, e, por isso, sou a favor da participação popular nas decisões. Quero dar uma resposta rápida para a sociedade sobre esta questão do referendo, e posso garantir que, no momento, estou trabalhando para que em breve cada vereador possa se posicionar publicamente, dizendo no plenário se é contra ou a favor da realização do referendo", salienta o vereador.

ARTE E CULTURA - O vereador, ainda, disse que irá resgatar o projeto Arte e Cultura na Câmara, iniciativa do, então presidente, vereador Oscar Sartório, que foi um sucesso de público, estreitando laços e trazendo a comunidade para dentro do Legislativo. "Quero fazer coisas assim, que tragam as pessoas para perto dos vereadores. Foi uma iniciativa que deu certo, por isso pretendo dar continuidade ao projeto", comenta.