Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Notícias de 2012 / Parceria entre dioceses traz intercambistas alemãs a Cachoeira do Sul

Parceria entre dioceses traz intercambistas alemãs a Cachoeira do Sul

No final da manhã desta segunda-feira (1º), o Diretor-geral da Câmara de Vereadores, Roger Zahn, recebeu a visita de três intercambistas alemãs que vieram recentemente para o Rio Grande do Sul. Ciceroneando as meninas, também esteve presente ao encontro, o cachoeirense Erico Jose Hickmann, na condição de coordenador do projeto de intercâmbio, que é financiado pelo governo Alemão e desenvolvido numa parceria entre as dioceses de Rotenburg/Stuttgart e as dioceses gaúchas de Cachoeira do Sul, Santa Cruz do Sul, Novo Hamburgo e Porto Alegre. Hickmann também é assessor parlamentar da vereadora petista Mariana Carlos, que é apoiadora do projeto.

Recém-chegadas ao Brasil, Thereza Magdalena Pelz, Sarah Kurz e Alessa Wochner, estão em fase de adaptação, arriscando as primeiras palavras no português dependem, ainda, de intérprete para se comunicar. Nenhuma das três residirá em Cachoeira do Sul durante o intercâmbio, elas vieram apenas conhecer a região, aproveitando alguns dias para desempenhar trabalho voluntário junto a entidades como Cocari, Apae, creches e com a pastoral da juventude local.

No período de 2012/2013, ao todo, serão cinco meninas realizando intercâmbio no estado por meio deste projeto. Outras duas estudantes, Vera Dorothee Peuker, e Rebekka Everding, estão sendo aguardadas nos próximos dias. Rebekka é a intercambista que deverá ficar hospedada em Cachoeira do Sul, na casa do próprio Erico Hickmann.

Todas elas são estudantes que concluíram, na Alemanha, o equivalente ao ensino médio brasileiro, e, antes de ingressarem no ensino superior, optaram por conhecer outras culturas fazendo trabalho voluntário em países periféricos, como o Brasil. "O projeto de intercâmbio entre a Alemanha e o Brasil possui uma importância muito grande tanto para os jovens que têm esta oportunidade de conhecer e vivenciar culturas e realidades tão diferentes, como, também, para as diferentes organizações e projetos onde os voluntários atuam, possibilitando ajuda mútua e troca de experiências, algo que enriquece a formação de todos", avalia Hickmann.