Ministério Público investiga acordão dos médicos com Secretaria Municipal da Saúde.

O vereador Leandro Balardin (PSDB) recebeu, recentemente, ofício do Ministério Público informando sobre a instalação de inquérito para investigar a existência de irregularidades no suposto acordo feito entre médicos do SUS e a Secretaria Municipal de Saúde, que lhes permite cumprir horário reduzido. O parlamentar havia encaminhado uma representação formal a este respeito, em outubro do ano passado.

Balardin não tolera que os médicos tenham o privilégio de não precisar cumprir a carga horária prevista no regime de trabalho ou contratação. "Sinceramente, acho isso uma imoralidade, que contraria inclusive a própria Constituição Federal. Sei que os médicos passam por uma longa jornada de estudos, até poderem exercer a profissão, mas, em compensação, são, hoje, uma das categorias profissionais mais bem remuneradas do mercado. Não acho isso justo com a população, que cumpre jornada de 44h semanais, para ganhar muitas vezes um salário mínimo e depois chega pra consultar, e cadê o médico? Saiu mais cedo", dispara o parlamentar tucano.

AGRAVANTE - Segundo esclareceu Balardin, as informações que o motivaram a efetivar a denúncia, partiram de declarações do próprio prefeito e da secretária de Saúde, Eunice Brendler, feitas à imprensa local no dia 29 de setembro. Para ele, isto agrava ainda mais a situação, pois denota publicamente que os gestores são coniventes com o suposto esquema. "Ora, se os gestores são permissivos com essas benesses, eles devem pagar essa diferença não trabalhada do próprio bolso e não com os recursos do povo", conclui o vereador, dizendo-se ansioso pela apuração da verdade.