Ato público pelo combate ao abuso sexual de crianças e adolescentes será nesta terça.

Na noite desta terça-feira (15), acontece um Ato Público pelo Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, a partir das 19 horas, na Câmara de Vereadores. O evento antecipa, manifestações semelhantes que ocorrerão por todo o país no dia 18 de maio, marcado no calendário oficial brasileiro, mobilizando órgãos e entidades por todo o Brasil.

Com o incentivo da Secretaria Estadual de Justiça e Direitos Humanos, a rede de proteção, atenção e promoção dos direitos das crianças e adolescentes, juntamente com a sociedade cachoeirense, está unida e mobilizada por esta causa. "Esquecer é permitir, lembrar é combater", refere a vereadora Mariana, do PT, citando o slogan da campanha do Comitê Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual de Crianças e Adolescentes.

Já confirmaram presença o secretário Fabiano Pereira, a diretora Tâmara Soares e o coordenador estadual da Juventude já confirmaram presença no Ato, além das entidades que compõem a rede de atenção e proteção da infância e juventude do município.

A vereadora Mariana assinala que, a violência sexual contra crianças e adolescentes é um fenômeno complexo, suas causas são múltiplas e de difícil enfrentamento, de modo que é fundamental a participação de todos os segmentos da sociedade e setores do poder público, agindo de modo articulado. "Esse é momento de fortalecer a rede de atenção e proteção à infância e juventude e informar a sociedade sobre como agir e onde encaminhar. Definir ações preventivas e protetivas entre os poderes públicos e a sociedade é o grande objetivo desse Ato".

SAIBA MAIS - Porque Dia 18 de maio? Nesse dia, em 1973, uma menina de 9 anos capixaba de Vitória/ES, foi sequestrada, espancada, estuprada, drogada e assassinada numa orgia imensurável. Seu corpo apareceu seis dias depois desfigurado por ácido. Os agressores, homens de classe média alta daquela cidade, jamais foram punidos. O movimento em defesa dos direitos de crianças e adolescentes, após uma forte mobilização, conquistou a aprovação da Lei Federal 9.970/2000 que instituiu o dia 18 de maio como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes.

OBJETIVOS GERAIS DA ATIVIDADE:

- Reunir diversos atores da sociedade civil e do poder público para discutir o tema da violência sexual infanto-juvenil,

- Fortalecer a rede de atenção, proteção e promoção dos direitos e garantias da infância e juventude, composta pelo poder público e sociedade no combate a exploração sexual de crianças e adolescentes,

- Debater e construir as ações a serem implementadas pela rede, que garantam a prevenção e o combate da violência sexual infanto-juvenil, e garantam a proteção e atenção das crianças e adolescentes vítimas de abuso e exploração sexual,

- Informar e orientar a sociedade e as famílias sobre o tema, alertando para as formas de prevenir, sobre os sinais e sintomas apresentados pelas crianças e adolescentes e sobre as medidas a serem tomadas em casos de suspeitas.

REALIZAÇÃO E PROMOÇÃO DO ATO:

Câmara de Vereadores de Cachoeira do Sul

Secretaria de Trabalho e Ação Social