Vasconcelos sugere nutricionistas nos postos da rede pública de saúde do município.

O vereador José Vasconcelos de Almeida (PMDB) indicou ao Executivo a elaboração de estudo para avaliar a possibilidade de implantação de atendimentos na área nutricional pelo sistema de saúde pública do município.

O parlamentar justifica que, as mudanças socioeconômicas, geográficas, políticas e tecnológicas acorridas nos últimos 50 anos, provocaram grandes transformações nas relações de trabalho, na atividade física e no gasto energético, no lazer, entre outros aspectos, e, também, nas formas de oferta e procura pelos serviços públicos. Deste modo, Vasconcelos argumenta, que é de extrema importância que as unidades de atendimento da saúde, ESFs e USs, tenham a designação de nutricionistas para atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde, com a implementação de programas e grupos de controle e educação alimentar, valorizando os aspectos da saúde preventiva.

EPIDEMIA - O vereador acrescenta que, a Organização Mundial da Saúde classificou a obesidade no rol de doenças epidêmicas globais, além de enfatizar a necessidade de ações preventivas e de controle do diabetes e outras patologias relacionadas ao descontrole, falta de orientação e desregramento na alimentação. "Na verdade é uma constatação simples, pois a obesidade acarreta uma série de outras doenças que congestionam a rede de saúde pública, como doenças do coração, diabetes, problemas de articulações, e muitas outras", ressalta.