Luis Paixão sugere exames visuais para triagem com alunos repetentes.

Luis Paixão sugere exames visuais para triagem com alunos repetentes

O vereador Luis Paixão (PP) disse estar bastante preocupado com os altos índices de reprovação na rede pública de ensino em Cachoeira do Sul. Ele está sugerindo que a Prefeitura e o Estado providenciem exames visuais com os reprovados, para atestar se os alunos não estão sofrendo com dificuldades para leitura.

Em seu pronunciamento, na última segunda-feira (25), o parlamentar citou alguns dados divulgados em reportagem recente feita pelo Jornal do Povo, cuja fonte foi o próprio Ministério da Educação e Cultura (MEC). Segundo estas informações, um em cada quatro alunos do ensino médio é reprovado em Cachoeira do Sul, ou seja, 25% dos estudantes da rede pública estão em repetência.

Paixão afirmou que, os percentuais são assustadores, ressaltando o fato de que Cachoeira do Sul, teve desempenho inferior ao do Estado e da União, tanto no ensino fundamental, quanto no ensino médio. Conforme apontou o vereador, no ensino fundamental 16% dos alunos foram reprovados no município, sendo que a média no Rio Grande do Sul é 9,6%, e a média no Brasil é de 13,1%. Do mesmo modo, no ensino médio a cidade teve 23,3% de reprovação, enquanto que no Estado a média é de 20,7%, e no Brasil de 10%.

O parlamentar mencionou que tem uma teoria do porquê a taxa de repetência seja tão elevada. Segundo ele, apesar não ser pedagogo, ou, muito menos médico, ele acredita que o problema possa estar relacionado com dificuldades visuais. Ele explicou que seu raciocínio se baseia em estudos científicos de que tomou conhecimento, segundo os quais cerca de até 60% das reprovações, geralmente, estão ligadas a algum tipo de deficiência visual. "Eu mesmo, quando era estudante, aos nove anos comecei a usar óculos, pois tive a sorte de ter aquela professora, naquele momento, que teve a sensibilidade de ver que eu não estava enxergando bem aquilo que era passado no quadro, e aconselhou minha mãe a procurar um oftalmologista, pois eu estava com dificuldades de concentração, de raciocínio etc.", declarou o parlamentar falando de sua própria vida escolar.

TRIAGEM - Mesmo antes de tomar conhecimento desta notícia divulgada pelo JP, na semana anterior, o parlamentar já havia apresentado indicação para que o município disponibilizasse um número regular de fichas para consulta com oftalmologista, especificamente, para atender à rede escolar. Então, o parlamentar reiterou a importância desta medida, sugerindo que município e estado, promovam uma triagem com os alunos reprovados, a fim de identificar a ocorrência de distúrbios visuais que possam estar comprometendo a capacidade de aprendizado dos jovens. "Eu não vejo nenhuma ação efetiva do estado e do município para combater este problema, cujo retorno é preventivo, curativo e de extrema importância para o desenvolvimento da juventude. Por isso estou reforçando o pedido para que sejam tomadas providências neste sentido, tanto com os alunos da rede municipal, quanto com os da rede estadual de ensino", indicou o vereador Paixão.