Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Notícias de 2012 / Câmara aprova Semana de Prevenção à Saúde do Homem

Câmara aprova Semana de Prevenção à Saúde do Homem

A Câmara de Vereadores aprovou na sessão da última segunda-feira (29), o projeto de autoria do vereador Marcelo Oliveira (PP) que institui na cidade a Semana Municipal de Prevenção à Saúde do Homem, com atividades previstas no período que antecede a comemoração do Dia dos Pais. A ideia do parlamentar é promover palestras, debates, cursos, pesquisas relativas à saúde do homem, atividades físicas e de lazer, além de explanar conhecimentos importantes para a saúde do homem nas diferentes etapas de sua vida, quebrando preconceitos que impeçam os cuidados necessários para uma vida saudável do homem.

Na Semana Municipal de Prevenção à Saúde do Homem vários eventos educativos, culturais e sociais estão previstos como: debates, seminários, simpósios, palestras, cursos, aulas, oficinas, atividades físicas, esportivas, culturais, exposições e apresentações de vídeos que abordem temas relacionados à prevenção da saúde do homem; campanhas educativas e informativas sobre medicina preventiva, planejamento familiar, tabagismo, alcoolismo, nutrição, higiene pessoal e bucal, primeiros socorros e qualquer temática que envolva o bem estar e a saúde do homem. Haverá ainda distribuição de panfletos, material informativo e discussões sobre formas de prevenir e combater doenças tais como: diabetes, hipertensão arterial, doenças sexualmente transmissíveis, Aids, câncer de próstata, coração, disfunções sexuais e outros.

Segundo dados divulgados pelo Ministério da Saúde, a cada três mortes de pessoas adultas, duas são de homens. A cada cinco pessoas que morrem entre 20 e 30 anos, quatro são homens. Homens vivem em média sete anos menos que as mulheres. Isto acontece porque o homem não cuida adequadamente da própria saúde, comenta o vereador Marcelo. "Essas advertências fazem parte da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem, lançada em 2009, pelo Governo Federal, com o objetivo de facilitar e ampliar o acesso da população masculina aos serviços de saúde", observa o parlamentar, acrescentando que muitas cidades pelo país já incluíram tais eventos no calendário oficial.

O resultado dos trabalhos, propostas e sugestões para realização de ações e programas de interesse da saúde do homem deverão estar à disposição dos órgãos competentes para estudos sobre a viabilidade de sua implantação. Durante a Semana Municipal de Prevenção à Saúde do Homem, o poder público municipal poderá oferecer aos homens atendimento médico preventivo com realização de exames adequados a cada faixa etária.

TABU - Para o parlamentar, o grande problema é que cuidar da saúde tornou-se uma questão cultural. "Enquanto as mulheres aprendem, desde cedo, que é preciso ir regularmente ao ginecologista, e depois, quando se tornam mães, que é preciso levar os bebês ao pediatra, os homens são criados sem esse hábito. Como consequência, muitos deles sofrem com males que poderiam ser evitados caso houvesse atitudes preventivas", ressalta Marcelo. O projeto segue agora para o Poder Executivo, para sanção ou veto.