Descaso com laudos de segurança e planos contra incêndios na Prefeitura preocupam vereador.

As respostas apresentadas a pedidos de informações encaminhados pelo vereador Luis Paixão, confirmaram que os laudos técnicos de segurança dos prédios, e as medidas de segurança contra incêndio não estão sendo observadas pela Prefeitura. No mês passado o vereador havia recebido denúncias de que o prédio da Secretaria de Obras estaria apresentando problemas estruturais, e sem estratégia para combate a incêndios.

Para averiguar a veracidade da denúncia, o vereador Luis Paixão fez um pedido de informações ao corpo de bombeiros para saber quais os funcionários públicos do município haviam sido treinados e habilitados para fazer o combate a sinistros, bem como, para fazer os planos de prevenção contra incêndio (PPCI). Também questionou quem emite laudos técnicos de segurança dos prédios públicos do município.

Quanto ao treinamento de funcionários públicos no tocante a prevenção a incêndio, o comandante do corpo de bombeiros informou que a Prefeitura de Cachoeira do Sul possui técnicos em segurança do trabalho cadastrados, e que estes seriam responsáveis por dar treinamento aos demais funcionários públicos e montar os PPCIs. E, quanto aos laudos técnicos dos prédios, o corpo de bombeiros disse que há engenheiros e arquitetos no quadro de servidores do município, os quais estão preparados para este tipo de serviço.

Paixão então encaminhou pedido de informações semelhante ao Poder Executivo para saber quais os servidores estão habilitados para fazer tais vistorias, e oferecer treinamentos para combate a incêndios. A Prefeitura, respondeu que não existem servidores aptos para realizar treinamento, e que não há laudos técnicos, afirmando que apenas existem dois funcionários que receberam treinamento oferecido pelo corpo de bombeiros.

DESPERDÍCIO - Esta situação de descaso deixou o vereador Luis Paixão preocupado, pois apesar de o município possuir técnicos em segurança do trabalho, as vistorias necessárias não estão sendo realizadas, já que os servidores não receberam treinamento contra incêndio, e os planos de prevenção não existem, ou estão desatualizados, afirma o vereador. "Sei que a Prefeitura possui técnicos em segurança do trabalho, mas não sei o que eles estão fazendo lá, pois se permitem que os funcionários da Secretaria de Obras continuem trabalhando no prédio do jeito que em que se encontra, trata-se de um desperdício de dinheiro público", dispara Paixão.