Vereador Balardin manifesta revolta com situação da saúde pública no município

Na sessão ordinária desta segunda-feira (22), o vereador Leandro Balardin (PSDB) manifestou sua preocupação com a situação da saúde pública no município. Segundo ele, a qualidade dos serviços vem decrescendo devido à má gestão e à falta de fiscalização por parte do atual governo. Além disso, Balardin disse que não enxerga um real interesse de Ghignatti em investir na saúde gratuita.

O vereador comentou que, nos últimos quatros anos, precisa usar a tribuna quase que semanalmente para relatar o descaso dos governantes quanto à área da saúde. Balardin acusa o Poder Executivo de apenas ignorar e silenciar sobre os inúmeros problemas que a cidade enfrenta, ainda, debochando das cobranças feitas pelos parlamentares.

Ele acusa o prefeito de corporativismo, pois ao mesmo tempo em que não consegue administrar soluções para os problemas, Ghignatti ainda defende a classe médica, a qual pertence. "Quanto menos saúde de graça se oferece à população, mais irão lucrar os médicos particulares", insinua o parlamentar. Balardin chama a atenção para o fato de que a Prefeitura foi o maior legislador nestes últimos quatro anos, pois todos os seus pedidos foram concedidos, pautando o trabalho da Câmara, e que se os projetos não lograram êxito é porque foram mal planejados e as críticas e sugestões da oposição nunca foram ouvidas pelo Prefeito.

O parlamentar refere que, a promessa de campanha feita por Ghignatti de acabar com as filas dos postos de saúde foi uma farsa, e pelo contrário, além de os atendimentos terem piorado, as deficiências do plantão do SUS agravaram-se ainda mais. Balardin não admite que a própria secretária da Saúde, Eunice Brendler, sequer conheça a escala dos médicos plantonistas, alegando não conseguir contato com a empresa Pró-ativa que responde pela prestação dos serviços. "Este governo veio para implantar a saúde modelo, e, ao invés disso, tirou aquilo que ainda funcionava um pouco", dispara.

EMPURRA-EMPURRA - Para o vereador a Prefeitura não pode ficar apenas jogando a culpa na referida empresa pelas falhas ocorridas, pois a saúde é uma questão de responsabilidade do município, e alguma providência drástica precisa ser tomada com urgência. Balardin acredita que o problema não se trata de falta de recursos, mas sim de falta de gestão destes recursos. "O prefeito não cobra da Pró-ativa a qualidade e regularidade dos servidos, com a conivência da Secretária Eunice. Não há fiscalização dos contratos e isto é negligência, é irresponsabilidade", acusa o vereador.

UPA - Balardin também alerta para o fato de que a UPA Zona norte não foi projetada para ser um mero plantão, e, sim, deve ser uma unidade de pronto atendimento bem estruturada. "Ao que tudo indica, a UPA será um plantão melhorado, e a proposta não é essa. A sociedade pagou o preço de quatro anos de descaso e sacrifícios para ter a UPA e isso não se apaga assim. O que o prefeito vem fazendo com a comunidade é uma verdadeira crueldade, e os cachoeirenses não vão esquecer", adverte.