Sessão solene homenageia os 25 anos da Diocese de Cachoeira do Sul

A Câmara de Vereadores realizou, na noite desta quinta-feira (14), sessão solene para homenagear os 25 anos da Diocese de Cachoeira do Sul. Participaram da solenidade o Bispo Diocesano de Cachoeira do Sul, Dom Remídio Bohn, o 1º Bispo de Cachoeira do Sul e Bispo Emérito da Diocese de Uruguaiana, Ângelo Domingos Salvador, e o Bispo Emérito de Cachoeira do Sul, Dom Irineu Silvio Wilges.

O propositor da homenagem, vereador Frankini (PMDB), iniciou seu pronunciamento destacando a importância da Diocese para Cachoeira do Sul, desde sua criação em 17 de julho de 1991 pela bula Brasilienses Quidem, do Papa João Paulo II. “Estamos aqui reunidos para celebrar o jubileu da Diocese de Cachoeira do Sul, celebrar a graça de Deus presente na vida de nossa Igreja e na vida de nossa comunidade. É momento de celebrar toda a trajetória para se chegar até aqui, a experiência desta comunidade com Deus, o trabalho, os vários esforços aqui empreendidos para que a Palavra de Deus pudesse entrar e permanecer no coração de cada pessoa”.

Frankini também ressaltou o papel que a Romaria, evento organizado pela Diocese de Cachoeira do Sul, tem hoje no município. “Neste ano, já vamos para a sua 22ª edição, com a participação de mais de 60 mil pessoas. A Romaria é evento religioso como esse que acaba atraindo investimento de pequenos negócios e movimentando economias locais em setores como indústria, comércio, serviços, turismo e artesanato, com geração de emprego e renda. Nesse sentido, a Romaria foi incluída no Plano Municipal de Cultura, tornando em definitivo esse um evento cultural com impacto social e econômico em nosso município”.

Por fim, o parlamentar enalteceu o trabalho das pastorais, grupos e movimentos da Igreja pela comunidade cachoeirense. “A Igreja possui uma intensa atuação comunitária, servindo e atendendo a todos os setores da sociedade, tendo a consciência da sua missão de transmitir e dar um alicerce sólido à fé, fortalecendo os laços entre as comunidades, dando exemplo de união”.

Encerrando a sessão, o Bispo Diocesano Dom Remídio Bohn utilizou a tribuna para agradecer pela realização da solenidade. “Sentimo-nos muito honrados com essa homenagem, pela proposição e, também, pela acolhida dos senhores vereadores. Essa homenagem foi feita para todos nós, porque a Igreja é o Povo de Deus, ou seja, somos todos nós. A Igreja é formada por pessoas humanas, tão frágeis e suscetíveis a erros e fracos, mas ela é conduzida por Deus. Por isso a Igreja permanece. As pessoas passam e a Igreja permanece. E hoje, quando estamos lembrando nossa história, quero dizer que me sinto muito feliz nessa Diocese, que tem 13 paróquias e atende quase 300 comunidades. Quero, por fim e de forma muito especial, agradecer a todas as pessoas que fazem parte dessa história”.

Apresentação musical

A solenidade contou com a participação do seminarista Israel Brixner, que interpretou duas canções. Antes do início dos pronunciamentos, o seminarista cantou uma música em homenagem ao jubileu e, ao final da sessão solene, entoou o Hino do Redentor.